Copy

MACEDO DIGITAL

Ano I - Número 5

Macedo de Cavaleiros aposta em incentivos à criação de emprego e compra de habitação jovem

O Município de Macedo de Cavaleiros encontra-se a desenvolver uma estratégia integrada de dinamização do território, apostando significativamente na fixação de massa critica na região, na criação de emprego, atração de investimento e geração de rendimento. Para tal lançou mão de três incentivos destinados ao comércio tradicional, aos jovens e aos empreendedores.
“Temos de ajudar não só quem pretende investir no nosso concelho, mas também aqueles que durante muitos anos têm ajudado a dinamizar a nossa terra, com os seus espaços comerciais”, salienta o presidente da Câmara Municipal. Benjamim Rodrigues adianta igualmente que “é ainda fundamental criar condições para que os jovens escolham Macedo de Cavaleiros para residir pois sem a atração de novos jovens dificilmente conseguiremos rejuvenescer a nossa população”.
Com o intuito de ajudar à dinamização do Comércio Tradicional, através da sua modernização e requalificação funcional, foi criado o Regulamento de Incentivo ao Comércio Tradicional que prevê apoios à remuneração mensal, ao investimento em equipamentos, bem como apoios em ações de promoção e marketing além da componente não financiada de programas comunitários para a modernização do comércio tradicional.
A autarquia definiu também um sistema de incentivos à atração de investimento, através da criação do Regulamento de Projetos de Interesse Municipal. Entre os apoios previstos prevê-se a atribuição de isenção total ou parcial do Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, a isenção total ou parcial das taxas previstas no Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas e Outras Receitas Municipais e a possibilidade de isentar, total ou parcialmente, o pagamento do Imposto Municipal Sobre Imóveis.
Por fim, e com o objetivo de atrair e incentivar a fixação de jovens no nosso concelho, foi criado um apoio à compra de casa própria e permanente, definidos no Regulamento de Incentivo Fiscal à Aquisição de Habitação por Jovens do Concelho de Macedo de Cavaleiros. Prevista está a atribuição de benefícios ou isenção total do pagamento do Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis.
As informações completas destes regulamentos podem ser consultadas na página da autarquia, através do link https://bit.ly/2XJ7nAr.

Macedo e Mirandela vão ter um Centro Cyclin’Portugal
 

Os municípios de Macedo de Cavaleiros e Mirandela viram aprovada a candidatura conjunta para a criação do “Centro Cyclin’Portugal – Quadrassal”, que resulta de uma parceria entre as duas autarquias. O objetivo é a promoção do desporto aliado ao turismo natureza em ambiente protegido, ligando o Centro Cyclin’ à Ciclovia da Linha do Tua. O objetivo passa ainda pela interligação ao Azibo. O Centro Cyclin’ fará parte da Rede Natura e contempla a requalificação de dois edifícios na freguesia de Cedães (Mirandela) e de Cortiços (Macedo de Cavaleiros) que servirão de centros de apoio. A candidatura prevê um investimento total de 230 mil euros, distribuído pelos dois Municípios, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Geopark Terras de Cavaleiros integra programa Valorizar

 

O Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros recebeu a Secretária de Estado do Turismo para a assinatura do protocolo de financiamento de quatro projetos ao abrigo do Programa Valorizar, incluindo o projeto de valorização ambiental e turística do Geopark Terras de Cavaleiros, através da criação e requalificação de infraestruturas de apoio à valorização e visitação de quatro geossítios (Minas de Murçós, Calcários de Salselas, Gnaisses de Lagoa e Descontinuidades em Lagoa), bem como na criação de plataformas por forma a proceder a uma melhor e mais eficaz comunicação do destino. O projeto visa um investimento total que ronda os 606 mil euros, com apoio não reembolsável de 400 mil euros através da candidatura aprovada pelo Programa Valorizar.

Mural nas escolas evoca viagem de Fernão Magalhães

As Comemorações do V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães passaram por Macedo de Cavaleiros e o navegador português foi homenageado com a pintura de um mural na Escola Básica e na Secundária da cidade. A iniciativa foi levada a cabo por um grupo de artistas do Centro Artístico “A Casa ao Lado”, que têm em curso o projeto “Um TRAÇO por Magalhães”. “É uma forma original de assinalar o quinto centenário de uma data marcante na história de Portugal e mesmo do mundo”, refere a vereadora com o pelouro da Cultura, Elsa Escobar, que sublinha ainda “o orgulho por as nossas escolas terem sido contempladas com este projeto”.

Mercado de Produtos da Terra realiza-se no domingo
 

O Mercado de Produtos da Terra regressa ao Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros já no próximo domingo, dia 16 de agosto. A feira de produtos da terra realiza-se entre as 09 e as 13 horas e é uma boa oportunidade para provar e comprar os produtos de excelência que podem ser encontrados no nosso concelho. Recorde-se que esta é uma iniciativa da autarquia inserida na campanha “Consuma Local”, um projeto criado em abril deste ano e que procura promover uma comunicação mais célere entre produtores e consumidores e que, deste modo, pretende ajudar os produtores e criadores locais a escoar com maior facilidade a sua produção agropecuária.

 
View this email in your browser
Facebook
Link
Twitter
Website
Email
Copyright © *|2020|*|MSIMPACTO - COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA*
All rights reserved.

 

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Morada
Jardim 1.º de Maio
5340-218 Macedo de Cavaleiros

Telefone
278 420 420
Fax
278 426 243
E-mail
geral@cm-macedodecavaleiros.pt







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
MSImpacto · Av. D. Afonso Henriques 1196 4º Andar, Sala 402 · Matosinhos 4450-012 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp