Copy

MACEDO DIGITAL

Ano I - Número 12

Autarquia isenta pagamento de rendas sociais e outras taxas durante o primeiro semestre de 2021

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros tem em vigor um conjunto de medidas que procuram ajudar os macedenses a enfrentar com menor dificuldade os efeitos causados pela pandemia de COVID-19 que está a assolar o nosso país. Para tal foi decidido isentar os arrendatários de habitações sociais e os feirantes do pagamento das respetivas rendas e taxas até final do primeiro semestre de 2021.
Outra medida decidida pelo Executivo macedense determina a isenção total das taxas de ocupação do espaço público nas feiras mensais no primeiro semestre de 2021, bem como a isenção total do pagamento das taxas e rendas no mercado municipal e espaços envolventes. Esta medida estará em vigor até 30 de junho de 2021.
Benjamim Rodrigues adianta também que o Programa de Apoio Alimentar vai estar em vigor até final de junho. “Este foi um programa que criámos em abril do ano passado e que visou a distribuição de cabazes de bens alimentares essenciais a residentes no concelho”, afirma o presidente da câmara macedense.
“Numa situação de fragilidade económica, é normal que as famílias com mais carências financeiras acabem por gastar menos em alguns bens alimentares”, lamenta Benjamim  Rodrigues. Com a manutenção do Programa de Apoio Alimentar, "a autarquia procura ajudar a que a alimentação não seja um aspeto relegado para segundo plano".

150 portáteis com acesso à Internet entregues a alunos
 

Os alunos do concelho de Macedo de Cavaleiros regressaram ao sistema de Ensino @ Distância e contaram com a distribuição de 150 computadores e tablets equipados com pontos de acesso à Internet. A distribuição dos equipamentos foi feita pela direção do Agrupamento de Escolas ao abrigo do “Programa de Ensino à Distância nas Escolas do Município de Macedo de Cavaleiros” e de um protocolo celebrado com a autarquia que visa dotar os alunos do 1.º e 2.º ciclo, com comprovadas carências informáticas, de meios para acompanhar as aulas à distância.
O presidente da Câmara de Macedo explica que “o Executivo Municipal, em total coordenação com a direção do Agrupamento de Escolas, reativou o empréstimo de equipamentos aos alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico para permitir que os alunos possam acompanhar as aulas em casa, com os mínimos constrangimentos possíveis”. Para isso, acrescenta Benjamim Rodrigues, a autarquia “adquiriu 150 novos pontos de acesso à Internet, para substituir os cartões comprados no último ano letivo e cuja validade tinha já caducado”.
Benjamim Rodrigues explica que os equipamentos distribuídos aos alunos do 1.º e 2.º ciclo vão complementar a entrega de computadores do Ministério da Educação aos alunos do Escalão A e B do Ensino Secundário. “É um esforço da autarquia para ajudar os nossos alunos a acompanhar as aulas com a maior tranquilidade possível no atual contexto”, conclui o presidente da câmara.

Macedo tem equipa de apoio domiciliário e comunitário
 

A Câmara tem a funcionar uma linha de apoio (800 916 529) que pode ser usada por quem se sinta mais fragilizado devido aos efeitos do combate à pandemia de COVID-19. O presidente da Câmara recorda que "no último ano o combate à COVID-19 obrigou a mudar o nosso comportamento e a convivência em sociedade". "E isso tem consequências para todos, em especial para os mais idosos", recorda o presidente da Câmara de Macedo, Benjamim Rodrigues.
“Os idosos, por norma, já viviam numa situação de isolamento que tem vindo a agravar-se com a obrigação de confinamento”, lembra Benjamim Rodrigues. Por isso, conclui, “a manutenção da linha constitui um importante apoio para todos os que, a um dado momento, se possam sentir mais desmotivados e que não devem hesitar em recorrer à Linha de Apoio Psicológico”.
Ao mesmo tempo, para ajudar a população do concelho, a Câmara Municipal tem disponível uma equipa multidisciplinar, que é composta por funcionários municipais e que irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A equipa tem valências no apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário e está direcionada, em particular, para as pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco, dependência física e funcional. A equipa multidisciplinar dá apoio aos munícipes com doença que precisem de acompanhamento e procedem  também à entrega de bens de primeira necessidade e medicamentos. "É uma forma de evitar que os mais velhos saíam tanto de casa", refere o autarca.

Avançam candidaturas para bolsas no Ensino Superior
 

A partir de 15 de fevereiro, e até dia 12 de março, os alunos residentes no nosso município que se encontrem a frequentar o Ensino Superior vão poder candidatar-se ao programa de bolsas de estudo do concelho. A medida faz parte do programa 'Macedo Educar' que contempla, entre outras iniciativas, a oferta dos livros de fichas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
"A Câmara Municipal tem a responsabilidade de, dentro das suas competências, criar condições para os macedenses prosseguirem os estudos, em particular no Ensino Superior", diz o vereador Rui Vilarinho. Entre as condições para usufruir deste apoio os candidatos devem ser residentes no concelho há mais de dois anos e terem frequentado um estabelecimento de ensino da área do Município. O regulamento do programa bem como o requerimento-tipo para a candidatura podem ser acedidos na página da autarquia.

Atribuído apoio financeiro ao arrendamento de habitação
 

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros informa que os munícipes interessados podem, a partir do dia 15 de fevereiro e até 12 de março, candidatar-se à atribuição de apoios financeiros ao arrendamento de habitações no regime de renda livre. Esta medida, integrada no programa "Macedo Habitar", encontra-se acessível a indivíduos e às famílias que apresentem  graves dificuldades económicas.
Este apoio financeiro é concedido de forma temporária e está limitado ao arrendamento para residência permanente do candidato ou do agregado familiar que pretenda usufruir da medida.
O presidente da autarquia refere que "nem sempre o Município dispõe de habitações sociais em número suficiente para a procura existente". E que, por esse motivo, este apoio financeiro "pretende ajudar os macedenses a acederem a uma habitação condigna para poderem viver".

View this email in your browser
Facebook
Link
Twitter
Website
Email
Copyright © *|2020|*|MSIMPACTO - COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA*
All rights reserved.

 

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Morada
Jardim 1.º de Maio
5340-218 Macedo de Cavaleiros

Telefone
278 420 420
Fax
278 426 243
E-mail
geral@cm-macedodecavaleiros.pt







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
MSImpacto · Av. D. Afonso Henriques 1196 4º Andar, Sala 402 · Matosinhos 4450-012 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp