Copy

MACEDO DIGITAL

Ano I - Número 4

Investimento de 12,9 milhões de euros
para modernizar Macedo de Cavaleiros

A Câmara de Macedo de Cavaleiros tem em marcha um significativo conjunto de empreitadas com vista à melhoria das condições de vida e trabalho no município. “Queremos inverter a estagnação a que o concelho esteve votado na última década, procurando atrair mais pessoas e empresas para o território e voltar a fazer de Macedo uma referência do Nordeste Transmontano”, refere o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues, que garante que se perspetiva que “no final de julho estejam em concursos, adjudicadas ou em fase de conclusão um volume de obras na ordem dos 12,9 milhões de euros”, parcialmente cofinanciados Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.
A autarquia destinou uma verba que ronda os 142 mil euros para reforçar o abastecimento de água e para construir várias Estações de Tratamento de Águas Residuais em aldeias como Nozelos, Bornes ou Sobreda. Previstos estão ainda 383 mil euros para a pavimentação de vários arruamentos no concelho e para a construção da estrada entre Lombo e Balsamão, na qual serão investidos 200 mil euros. “Uma obra essencial para as acessibilidades da zona nascente do concelho”, explica Benjamim Rodrigues.
“Havia projetos há demasiados anos no papel e que, por isso, se encontravam descontextualizados da atual realidade”, salienta Benjamim Rodrigues. O autarca explica que “graças a um trabalho árduo e incansável dos técnicos e serviços da autarquia foi possível atualizá-los e, por fim, colocá-los no rumo certo, estando muitas das obras já no terreno ou em vias de se iniciarem”.
Entre as obras a concurso destacam-se a requalificação do Edifício dos Paços do Concelho (489 mil euros), a reabilitação do Mercado Municipal (1,86 milhões de euros), a requalificação do Largo da Estação (404 mil euros), a reabilitação da Rua Eça de Queirós (476 mil euros) e a requalificação da envolvente ao Mercado Municipal (506 mil euros). A esta lista há que juntar o Parque Urbano (1,5 milhões de euros, reabilitação do Bairro de São Francisco Assis (2 milhões de euros), a requalificação da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros (600 mil euros) e o novo Interface Rodoviário de Macedo de Cavaleiros (1,2 milhões de euros).

40 mil euros para ampliar heliporto municipal
 

A Câmara de Macedo de Cavaleiros está a investir cerca de 40 mil euros na ampliação da placa de estacionamento do Heliporto Municipal. O objetivo passa por aumentar a capacidade de resposta face ao aumento do tráfego no mais central e movimentado heliporto da região. Benjamim Rodrigues adianta que “há um aumento da procura por parte de empresas privadas que pretendem estacionar aqui os seus helicópteros quando, por motivos de trabalho na região, necessitam de os deslocar para o Nordeste Transmontano”. Estes trabalhos fazem parte de um projeto mais amplo, num investimento global submetido a uma candidatura ao Ministério da Administração Interna que ronda os 300 mil euros, e que prevê ainda a construção de um edifício de apoio à infraestrutura.

Biblioteca desafia crianças para um concurso de contos
 

A Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros está a desafiar as crianças até aos 12 anos para que gravem histórias em vídeo com recurso ao telemóvel para depois serem divulgadas na internet. O concurso chama-se “Agora Conto Eu… Depois Tu” e os vídeos, com indicação do nome completo do participante e um contacto telefónico, devem ser enviados para o endereço eletrónico da biblioteca (bibliotecamunicipal@cm-macedodecavaleiros.pt) até 31 de agosto. “Têm de pensar em história de que gostem, conheçam, que tenham lido ou que lhes tenha sido contada, e que queiram recontar”, explica a vice-presidente da autarquia e vereadora com o pelouro da Cultura. O regulamento completo do concurso pode ser consultado na página da autarquia, em https://url.gratis/I4ecJ

Banda 25 de Março atua hoje em Macedo de Cavaleiros

A Banda 25 de Março, de Lamas, atua hoje pelas ruas da cidade de Macedo de Cavaleiros, naquele que é o último espetáculo da Agenda Macedo para o mês de julho. Inserido na programação cultural idealizada pela autarquia, este espetáculo itinerante convida os macedenses a instalaram-se numa esplanada da cidade para assistir à passagem da banda. Cumprindo as regras de distanciamento e segurança sanitária determinadas pela Direção-Geral de Saúde, estes espetáculos itinerantes procuram ainda ajudar a dinamizar a restauração da cidade macedense. A Agenda Macedo para o mês de agosto será divulgada muito em breve e promete algumas surpresas para um mês especialmente importante para as aldeias do nosso concelho.

+CO3SO Emprego na Terra Quente Transmontana

O Governo lançou o programa +CO3SO Emprego, sistema de incentivo ao emprego para micro e pequenas empresas (+CO3SO Emprego - Interior) e para organizações do setor social (+CO3SO Emprego - Empreendedorismo Social). Estes incentivos permitem uma comparticipação integral dos custos diretos com os postos de trabalho criados englobando a remuneração base e as despesas contributivas a cargo da entidade empregadora, nos limites fixados na regulamentação, durante um período máximo de 36 meses. As candidaturas arrancaram a 21 de julho e decorrem até 17 de novembro. Para mais informações contacte-nos através do email edru@cm-macedodecavaleiros.pt ou do telemóvel: 918 263 745 ou ainda através de atendimento presencial no Edifício Side UP.

View this email in your browser
Facebook
Link
Twitter
Website
Email
Copyright © *|2020|*|MSIMPACTO - COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA*
All rights reserved.

 

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Morada
Jardim 1.º de Maio
5340-218 Macedo de Cavaleiros

Telefone
278 420 420
Fax
278 426 243
E-mail
geral@cm-macedodecavaleiros.pt







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
MSImpacto · Av. D. Afonso Henriques 1196 4º Andar, Sala 402 · Matosinhos 4450-012 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp