Copy

MACEDO DIGITAL

Ano I - Número 6

Autarquia oferece livros de fichas e material
a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, em decisão aprovada na reunião de câmara do passado dia 20 de agosto de 2020, decidiu oferecer, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores, os livros de fichas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do nosso concelho. “Uma forma de ajudar as famílias do nosso município, aliviando-as de um gasto que é sempre avultado nesta altura do ano”, explica o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues.
O investimento estimado ronda os 15 mil euros. “A oferta dos livros de fichas vem reforçar o apoio que já é dado pelo Governo de Portugal através dos vouchers que permitem aos alunos ter acesso aos manuais escolares de forma gratuita”, acrescenta Benjamim Rodrigues.
O Município de Macedo de Cavaleiros vai entregar no 1.º dia de aulas, a todos os alunos do 1.º ciclo, um voucher que os habilita a levantar gratuitamente os livros de fichas, que completam os manuais escolares conforme o ano de escolaridade que frequentam, esperando assim contribuir para um melhor aproveitamento. Para adquirir os livros de fichas no valor referido no voucher, basta apresentá-lo em qualquer uma das livrarias do concelho de Macedo de Cavaleiros, até ao final do 1.º período letivo
.

Apoios ao movimento associativo
 

A autarquia decidiu apoiar financeiramente várias entidades associativas do concelho, num total que ronda os 85 mil euros. A grande fatia deste valor, cerca de 73 mil euros, terá como destino diversas associações que prestam um trabalho relevante na área da cultura e do apoio social. Também a vertente desportiva será contemplada nestes apoios financeiros, com a autarquia a disponibilizar uma verba de 12 mil euros. Os valores afetados destinam-se a diversos fins, entre os quais a execução de obras, realização de eventos de reconhecido interesse para Macedo de Cavaleiros ou o apoio a atividades de natureza social, cultural educativa e desportiva. O movimento associativo impulsiona o desenvolvimento de vários setores da vida social concelhia e são um elemento de identificação do território, pelo que dentro das possibilidades financeiras do município serão agora agraciadas com subsídios.

Alunos do Superior com acesso a Bolsas de Estudo

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros quer apoiar a continuação dos estudos dos alunos com aproveitamento escolar, mas que têm condições económicas precárias. A autarquia colabora, assim, na formação de quadros técnicos superiores, residentes no concelho, contribuindo para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural. A câmara irá investir um total de 31.303 euros na atribuição destes apoios aos jovens estudantes residentes no concelho, abrangendo 24 alunos, sendo que a maioria se encontra no 1º escalão.

Música no Concelho anima aldeias até 12 de setembro

Numa fase de pandemia em que as tradicionais festas de verão estão condicionadas pelas regras de segurança sanitária, a autarquia de Macedo de Cavaleiros tem vindo a promover nas várias aldeias a passagem de um palco móvel com artistas da nossa terra. Esta é a forma encontrada para procurar levar alguma animação aos nossos conterrâneos e assim minimizar os efeitos económicos negativos no meio artístico do concelho provocados pela pandemia de COVID-19. Deste modo, e até 12 de setembro, esteja atento às publicações que vamos fazendo no Facebook do Município para ficar a saber onde vão passar os nossos artistas.

Museu de Arte Sacra inaugura exposição coletiva
 
A Agenda Cultural de Macedo de Cavaleiros para o mês de setembro vai arrancar com a inauguração de uma exposição coletiva no próximo dia 4 de setembro no Museu de Arte Sacra. A mostra conta com trabalhos de 21 autores  e 23 obras, entre os quais se encontra a jornalista da Rádio e Televisão de Portugal, Dina Aguiar. A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 27 de novembro nos horários de funcionamento da Casa Falcão.
View this email in your browser
Facebook
Link
Twitter
Website
Email
Copyright © *|2020|*|MSIMPACTO - COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA*
All rights reserved.

 

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Morada
Jardim 1.º de Maio
5340-218 Macedo de Cavaleiros

Telefone
278 420 420
Fax
278 426 243
E-mail
geral@cm-macedodecavaleiros.pt







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
MSImpacto · Av. D. Afonso Henriques 1196 4º Andar, Sala 402 · Matosinhos 4450-012 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp