Copy

Newsletter - Ano 2 - Número 19 - 09 fevereiro 2017

TABELA DE CONTEÚDOS
PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS - SER AMIGO
O GAAF NA ESCOLA BÁSICA AQUILINO RIBEIRO
O Gabinete de Apoio ao Aluno e Família do Agrupamento de Escolas D Dinis tem vindo a realizar um trabalho na prevenção de comportamentos e atitudes dentro e fora da sala de aula através da aplicação do Programa de Treino de Competências com os mais novos.
Desta vez a tematica "Ser amigo" foi desenvolvida com as turmas da Escola Básica Aquilino Ribeiro. Todos se divertiram 😊
Ana Lageira, Coordenadora do Gabinete de Apoio à Família
CONTINUAR A FILMAR NA DAMIÃO DE GÓIS
OFICINA DE CINEMA - ASSOCIAÇÃO FILHOS DE LUMIÈRE
As atividades da oficina de Cinema na Escola Damião de Góis continuam. Hoje foi mais um dia de gravações com equipamento de som e imagem. Com os conhecimentos teórico-práticos adquiridos nas sessões desenvolvidas no primeiro período foi possível uma equipa de alunos e professores realizarem o seu primeiro filme deste ano. Foram horas de trabalho para filmar breves minutos!
A todos foram distribuídos diversos papéis o que permitiu experienciar diferentes solicitações. A anotação, produção, realização, montagem e edição são efetuadas pelos alunos com o apoio da equipa da Associação Filhos de Lumière. 
O tema deste ano é “O Jogo”. Os alunos concebem o guião, distribuem as diversas personagens e contextualizam cada passo. Ao longo do ano vão produzir novos guiões como preparação para o trabalho final, uma curta-metragem.
Os alunos que já tinham participado na oficina, no ano passado, explicam aos iniciados os procedimentos e as regras básicas auxiliando-os no manuseamento dos instrumentos e escolha de planos de filmagem.
No decorrer deste ano lectivo os alunos participarão em diversas actividades promovidas pela Associação que passa por oficinas de trabalho, visitas de campo e sessões de cinema.
As professoras Cristina Funico e Conceição Ferreira
INTERCÂMBIO CULTURAL
RECEBEMOS O CLUBE EUROPEU DE ARRIFES
Mais uma vez se apostou num intercâmbio cultural. Os coordenadores dos Projetos Europeus do Agrupamento de Escolas D. Dinis e da EBI de Arrifes têm como um dos objetivos promover a Educação para a Cidadania.
O intercâmbio cultural Lisboa/Açores/Lisboa pretende desenvolver nos nossos jovens, agora e num futuro mais próximo, aprendizagens ao nível cognitivo, emocional e comportamental, incentivando os mesmos para a participação ativa e responsável nas atividades propostas pelos nossos projetos “Clube Europeu”.
Ao longo de três dias muito intensos partilharam-se atividades e experiências que constituíram uma mais-valia para todos os participantes. No decorrer destes dias viveram-se momentos muito marcantes, que vão fazer parte da história de vida de cada um.

No dia 31 de janeiro recebemos na nossa escola dois professores e quatro alunos de Ponta Delgada, em que existiu um grande encontro entre os elementos que pertencem ao Clube Europeu do D. Dinis e os nossos visitantes. Após os primeiros contactos e partilhas fomos todos para a “sala de encontro”, em que se viveram momentos muito dinâmicos, em que todos os participantes tiveram uma voz ativa de uma forma ou de outra.
 A sessão começou com uma intervenção do nosso Diretor, da Presidente do Conselho Geral e dos respetivos coordenadores dos Projetos. Os elementos do projeto açoriano, por sua vez, fizeram uma apresentação sobre o seu trabalho e sobre os Açores, terra deslumbrante pela sua beleza natural, localizada em pleno Oceano Atlântico.
Em paralelo, todos os alunos presentes do projeto Clube Europeu D. Dinis apresentaram, individualmente, a toda a assembleia, o projeto de maquete que estão a realizar sobre um monumento, feito à escala, de um país da UE. Cada aluno partilhou como está ou vai ainda realizar o seu projeto, não esquecendo de referir os materiais e as dificuldades sentidas e ou perspetivadas. Ressalve-se que estes trabalhos serão, no dia 9 de maio, dia da Europa, expostos à comunidade escolar, e constituir-se-á um júri interno para eleger os projetos mais bem conseguidos.
Após a intervenção de vários elementos foi oferecido a cada professor e aluno dos Açores um bloco de notas cuja em capa e contracapa figura o logotipo do nosso projeto.
Passou-se, de seguida, à visita guiada às instalações da nossa escola. Não quero deixar de agradecer ao professor António Ramos pela forma como recebeu este grupo que atravessou o Atlântico para estar connosco. Respondeu a várias questões que lhe foram colocadas e mostrou um atlas, bastante antigo, que maravilhou todos os presentes. É, sem dúvida, uma relíquia para o espólio bibliotecário da nossa escola.
Chegou, entretanto, a hora do almoço. Todos muito “esfomeados” foram para a cantina da escola, onde houve uma grande confraternização entre pessoas muito diferentes, de níveis etários e não só, bastante heterogéneo.
No dia 1 de fevereiro começámos o segundo dia de intercâmbio com a visita ao Espaço Europa, que constitui um local aberto onde qualquer cidadão encontrará informação sobre os mais variados temas relativos à União Europeia.
Fomos muito amavelmente recebidos pelas Dras. Graça Múria e Sandra Pereira. Antes da intervenção desta última, houve espaço para os nossos projetos fazerem uma pequena apresentação, ambas realizadas pelos respetivos coordenadores dos clubes europeus. Seguiu-se a intervenção da Dra. Sandra, que desenvolveu várias temáticas europeias com muito rigor e dinamismo, promovendo uma boa interação entre todos os participantes, professores e alunos. Houve oportunidade para se aprender, aprofundar conhecimentos, tirar dúvidas, partilhar preocupações.
Não quero deixar de divulgar duas informações que me parece interessante partilhar com o leitor. Uma diz respeito à versão moderna do hino da UE, em Hip-Hop, em que se houve o refrão cantado em inglês, cuja tradução se refere a “uma Europa, um lugar e uma família”. A outra diz respeito à ordem de localização das bandeiras dos diferentes países da EU, em que elas são efetivamente colocadas pela ordem alfabética relativamente à língua falada em cada país.
Antes de partirmos foram-nos oferecidos documentos informativos sobre o projeto da União Europeia nas suas múltiplas vertentes e foi também dado um kit de comida para retemperar as energias. Parabéns a toda a equipa que trabalha na promoção da cidadania e para o bem comum em que todos fazemos parte integrante.
No dia 2 de fevereiro fomos visitar a Assembleia da República. Desde o início até ao término da visita fomos apoiados pela assessora do Grupo Parlamentar do PS, Dra. Isabel Almeida, que nos apresentou um guia que, com bastantes conhecimentos e rigor, mostrou as principais instalações da Assembleia, contextualizando os acontecimentos e personagens históricas com o espaço utilizado pelo Palácio de S. Bento, no passado e no presente.

Começámos a visita com a subida da escadaria nobre. Tivemos oportunidade de visitar o salão nobre, a sala dos passos perdidos, sala das sessões, do Senado e o refeitório dos monges. A presença da sala das sessões constituiu um ponto alto. Todos se puderam sentar nas carteiras dispostas em semi-círculo dos deputados, tirar fotografias, colocar questões.
Entretanto, na sala, antigo refeitório dos monges, fomos recebidos pelo Deputado João Castro, que deu oportunidade para os jovens dos projetos colocarem questões como, por exemplo, “Acha que o projeto de unificação europeia está a sofrer regressão nacionalista por causa do Brexit?” ou “Como explica o absentismo dos jovens portugueses relativamente ao direito de votar?”. Outras questões foram colocadas como, por exemplo, sobre a relação entre Portugal e as Regiões Autónomas.
Antes do almoço os alunos do Projeto D. Dinis ofereceram ao Deputado uma maquete que foi a concurso a propósito da reutilização de materiais.
Seguiu-se a hora do almoço, em que tivemos o prazer de partilhar ideias com os Eurodeputados Carlos César e Lara Martinho.
Após o almoço fomos para a Assembleia e, antes de partirmos, tivemos o prazer de estarmos com o Eurodeputado Carlos César que, muito gentilmente, fez questão de nos cumprimentar.
Um muito obrigada a todos os que tornaram possível este intercâmbio, com particular destaque para os professores José Carlos Pereira e sua colaboradora. Muitos parabéns pelo excelente trabalho nos bastidores e no terreno. Um muito obrigada ao nosso Diretor, José António de Sousa, e à Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Isabel Nunes, que, como sempre, colaboram na realização das atividades do nosso projeto. Todos acreditamos e trabalhamos para um projeto comum europeu e não baixamos os braços perante as dificuldades intrinsecamente associadas à diversidade entre os povos que constituem a UE. Um muito obrigada aos alunos de ambos os projetos, que participaram exemplarmente nas atividades de intercâmbio. Ultrapassaram as expetativas. Parabéns pela vossa postura, interesse, pelas “matérias europeias” e em promover a cidadania. Um muito obrigada a todos os colaboradores do Espaço Europa, que muito contribuíram para a formação dos nossos jovens e, finalmente, um muito obrigada aos Deputados do Grupo Parlamentar do PS da Região Autónoma dos Açores e respetiva assessora, Dra. Isabel Almeida, que proporcionaram não só a visita à Assembleia da República, como também foi muito rica e próxima a interação entre o político e o cidadão comum, em que se viveu e promoveu a democracia. O jovem de hoje poderá vir a ser o político de amanhã e/ou cidadão comum, com direitos e deveres e responsável pela defesa dos Direitos Humanos.
Deixo-vos uma pequena reflexão:
“Vale a pena deitar as sementes à terra porque dos seus frutos vão nascendo, a um dado ritmo e de acordo com a “aptidão do solo”, podendo este ser variável, tendo em atenção diferentes fatores.”
Rosário César, Clube Europeu
PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL - ÉPOCA ESPECIAL
INFORMÁTICA E MULTIMÉDIA
Ontem, 8 de fevereiro, de manhã, após um projecto e uma apresentação brilhantes, mais um aluno do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Bruno Margarido, terminou a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP) com 19,2 valores.
O projecto, uma Smart House controlada com um Raspberry Pi, mereceu uma honrosa distinção do júri presente.
Parabéns Bruno e felicidades para o teu futuro.
Da parte da tarde foi a vez da aluna Neide Gonçalves, do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, apresentar a sua Prova de Aptidão Profissional. O seu projeto Metropolis, uma plataforma digital de informação online sobre arte em Lisboa, permitiu-lhe igualmente concluir com sucesso a sua prova.. 
PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS - SER AMIGO
O GAAF NA ESCOLA BÁSICA DAMIÃO DE GÓIS
No dia 7 de fevereiro, com a turma G5B da Escola Básica Damião de Gois,  foi realizado mais um treino de competências "Ser amigo é", com os subtemas "Tenho amigos e eles são..." e "Porquê...".
Cada aluno deu a sua opinião e fez a sua própria reflexão. O grande objetivo desta sessão foi trabalhar a relação entre pares e evitar ou minimizar situações de conflito ou violência entre colegas. Todos juntos podemos ser uma turma melhor, terá que ser este o lema. :) 
São momentos destes que me faz ter vontade de continuar a fazer o que faço.
Ana Lageira, GAAF
A MINHA CIDADE É UM LIVRO
JOSÉ FANHA NA BIBLIOTECA DAMIÃO DE GÓIS
 No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal e integrado no Projeto Educação para a Mobilidade, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela EMEL, realizou-se no dia 1 de fevereiro, na Biblioteca da Escola Damião de Góis, uma sessão com o escritor José Fanha.
O autor esteve a apresentar a obra A minha cidade é um livro, que pretende sensibilizar os alunos para a importância da questão da mobilidade nas grandes cidades. O livro foi lido explorado previamente com a professora da disciplina que pretendeu não apenas promover a leitura como ainda a exploração das histórias da História de Portugal presentes na obra. O livro foi oferecido aos alunos e assinado pelo autor.
EXPOSIÇÃO ELPIX - TURMA 10M
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA
Está patente desde a semana passada, na escola sede do agrupamento, uma nova exposição de trabalhos da turma 10M do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, Desta vez, os trabalhos referem-se ao módulo de  Edição Vectorial (Illustrator) da disciplina de Técnicas de Multimédia. O tema, o Elpix.
Entretanto, algo se passou com a exposição, Ontem a exposição ficou cheia de setas,os bonecos juntaram-se aos pares, a Minie de mão dada com um dalmata, o Deadpool com um gatinho e a mandar corações...
Com tanta seta e desarrumação foi lançado um alerta que a batalha começou. No entanto e pelas nossas informações muito secretas sabemos que amanhã haverá novos capítulos... 
O Elpix foi criado pela empresa portuguesa Pixel Reply e distribuído pela revista Computers Arts Portugal há uns anos atrás, desde essa altura a disciplina de TM tem incentivado à criação de novos bonecos de diversas áreas e culturas. A aplicação pode ser diversa desde a simples criação em escolas e jardins de infância até ao projecto comercial de candeeiros, podendo ser usada como caixa de prenda ou para festas,. Todas estas e outras aplicações são pensadas nas aulas.
TREINO DE COMPETÊNCIAS EM MARVILA, COM O OI
DIZ NÃO HÁ VIOLÊNCIA
Oito de fevereiro foi dia de Treino de Competências com a Turma OI de Marvila. Falámos da violência e dos comportamentos. Os alunos estavam muito interessados e participativos. Daqui pretendemos construir um jogo interactivo sobre a Não Violência, será um desafio muito interessante e importante para toda a turma e equipa técnica que trabalha com eles. 
São estes momentos que alegram o meu dia :) 
Ana  Lageira, GAAF
OLISIPÍADAS COM ORGANIZAÇÃO DO D. DINIS DESPORTO
BASQUETEBOL E NATAÇÃO FORAM UM SUCESSO
Este fim de semana, 4 e 5 de fevereiro, o Basquetebol foi desporto-rei nas Olisipíadas e a Natação bateu record de participação com quase 200 nadadores.
Na zona oriental da cidade, a Escola Secundária D. Dinis organizou e acolheu as competições locais de Basquetebol que contaram com a participação de 111 atletas, também da zona centro, abrangendo assim as freguesias de Marvila, Olivais, Beato, Parque das Nações, Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Campolide e Santo António.
Mas o record de participação foi alcançado no evento de Natação que se realizou no domingo, dia 5, na piscina municipal do Vale Fundão: 198 crianças e jovens das freguesias do Beato, Marvila, Olivais e Parque das Nações. Parabéns à zona oriental, à Secundária D. Dinis e ao Clube Oriental de Lisboa, em particular.
Agradecemos a colaboração de toda a equipa do D.Dinis Desporto e a participação e apoio de todos os intervenientes.
PRÁTICAS NO ENSINO PROFISSIONAL DA ÁREA DAS TECNOLOGIAS
FORMAÇÃO DA ANPRI NA ESCOLA SECUNDÁRIA D. DINIS

A ANPRI está organizar 3 encontros para Professores de Informática sobre Práticas no Ensino Profissional na área das Tecnologias. Os encontros têm como objetivo refletir e partilhar sobre as práticas pedagógicas, o desempenho de cargos inerentes aos cursos, os currículos e as metodologias. Vamos tentar trazer também algumas empresas para uma mesa redonda, para que nos digam o que esperam dos alunos quando vão para estágio, entre outros assuntos. Serão também apresentadas as Academias ANPRI (Cisco e Microsoft). As oportunidades de certificação para professores e futuramente também para os alunos do ensino profissional.

Os encontros decorrem na modalidade de ação de curta duração.  A inscrição é gratuita, mas obrigatória. O encontro de Lisboa, no próximo dia 11 de fevereiro, decorre na Escola Secundária D. Dinis, Lisboa. Inscrições aqui!
 

Programa

Dia  11 de fevereiro, em Lisboa

9.30h Receção

10.00h Sessão de Abertura

José António de Sousa (Diretor do Agrupamento de Escolas D. Dinis)

Ana Cláudia Valente (Conselho Direto da ANQEP)

Fernanda Ledesma (Presidente da Direção da ANPRI)

10.20 Mesa redonda (Empresas)

Mónica Pedro (Artica.cc)

Microsoft (*)

Rui Rocha (HighBrand)

Moderador: António Ramos

11.00h Coffee break 

11.30h 

Apresentação da Academia Cisco (Nuno Guarda, videoconferência)       

Sandra Lameira (Diretora do Departamento de Gestão Integrada dos Sistemas de Qualificação, ANQEP) abordagem/ metodologias relacionadas com resultados de aprendizagem

12.00h Mesa redonda (perspetivas de vários intervenientes no processo)

 

Maria Eugénia Coelho (Vereadora da Câmara Municipal de Loures)

José António (Diretor da Escola Secundária D. Dinis)

Carla de Jesus (Orientadora de Estágios e Diretora de Turma, Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro)

13.00h Almoço livre 

14.30h Painel (Práticas e Projetos)

Cláudia Barata (Escola Secundária de Sacavém)

Carlos Almeida e Paulo Rocha (Agrupamento de Escolas D. Dinis)

Vítor Fernandes (Escola Secundária do Forte da Casa)

Gonçalo Pereira e Rui  Brito (Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira)

Moderadora: Ana Gato

15.30h Dinâmicas de Grupo

Apresentação dos projetos e academias(ANPRI)

Trabalho em grupos 

17.00h Apresentação dos resultados do trabalho dos grupos

17.30h Encerramento 

(*) aguardar confirmação do representante

MONSTRA - FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DE LISBOA
ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA VOLUNTÁRIOS
A MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa, está já a preparar a todo o gás a sua 16.ª edição. Entre 16 e 26 de março, vai voltar a apresentar o melhor do cinema de animação, tanto nacional como dos quatro cantos do mundo. Os jovens que pretendam conhecer de perto a forma como funciona o maior festival de animação de Portugal, podem inscrever-se desde já como voluntário´s. As candidaturas encontram-se abertas até 24 de fevereiro.
O trabalho de voluntariado é imprescindível para a concretização da MONSTRA e são diversas as áreas para as quais um jovem pode contribuir: Apoio à MONSTRINHA, Welcome Desk, Loja, Frente de Sala, Apoio à Formação , Legendagem Simultânea, Apoio a Espaços Monstra, Cobertura Vídeo e Fotográfica e Apoio ao Painel de Realidade Virtual e Animação. Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
YouTube
YouTube
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2017 Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa

Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa
Escola Secundária D. Dinis, Lisboa
Rua Manuel Teixeira Gomes, 1900-186 LISBOA
Telefone:218310190 - Fax: 218590769
 
Equipa de Informação, Comunicação e Imagem: comunicacao@aeddinis.pt
 






This email was sent to <<Endereço de Correio Eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa · Escola Secundária de D. Dinis · Rua Manuel Teixeira Gomes · Lisboa 1950-186 LISBOA · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp