Copy
IAU OAD Newsletter Out-Dez 2015
View this email in your browser
SOBRE          ATIVIDADES          PROJETOS          MEDIA          JUNTE_SE A NÓS          CONTACTOS

NOTÍCIAS

Projetos Financiados para 2016

O Quarto Concurso Anual de Apresentação de Propostas do OAD (Office of Astronomy for Development - Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento) já terminou e foram selecionados 18 projetos para receberem financiamento em 2016. Será concedido um total de €111,704 aos projetos financiados. Os Grupos de Trabalho reviram as propostas e apresentaram recomendações ao Comité Diretivo, que aprovou a lista final dos projetos. 
Leia o
comunicado de imprensa da IAU.

Inauguração do Centro Regional do Sudoeste Asiático
O Centro Regional do SWA foi inaugurado oficialmente a 13 de outubro, no Observatório Byurakan, na Arménia. Foi também realizado um encontro regional de Astronomia com representantes de vários países. Com vista a fortalecer as relações científicas, foi organizado o workshop Arménio-Iraniano de Astronomia.
Leia mais no site do Centro Regional do SWA.

 
Inauguração do Centro Regional do Oeste Africano
O Centro Regional do Oeste Africano foi inaugurado a 25 de novembro, em Enugu, Nigéria. Antes do evento, foi realizado um encontro dos coordenadores dos países da região. A inauguração coincidiu com o primeiro Fórum Nigeriano de Astronomia e Ciências Espaciais.
Para mais detalhes, leia o comunicado de imprensa da IAU.

 
Inauguração do Centro Regional Árabe e do Centro de Especialização em Língua Árabe
O Centro Regional Árabe e o Centro de Especialização em Língua Árabe foram inaugurados no dia 02 de dezembro, em Amã, na Jordânia. Ficam sediados na AUASS, União Árabe de Astronomia e Ciências Espaciais, localizado no RJGC (Royal Jordanian Geographical Centre).
Para mais detalhes, leia o comunicado de imprensa da IAU.
 

NOVIDADES DO PROJETO

Workshop de Astronomia
Os colaboradores do OAD Laure Catala e Sudhanshu Barway orientaram um workshop de Astronomia na Universidade de Zululand, na África do Sul. O workshop fez parte de um projeto em curso para criar competências no departamento de Física desta “instituição historicamente desfavorecida”.
Leia mais sobre o projeto AstroVARSITY.

 
Projeto Um Mundo, do OAD
O OAD está a trabalhar com organizações internacionais com vista a avaliar as atividades de sensibilização do Observatório Astronómico Sul Africano, na Cidade do Cabo. As atividades de sensibilização ensinam as crianças a teoria do "Pálido Ponto Azul", com o objetivo de promover o desenvolvimento de identidades sociais mais amplas. Mais de 900 alunos do ensino básico participaram até agora nas atividades de sensibilização.
 
Avaliar as Escolas de Verão
Foi concluída a recolha e o tratamento de dados de um projeto que está a ser realizado pelo Centro Regional do Leste Asiático, com o apoio do OAD. O projeto explora a forma como as escolas e workshops de verão podem avaliar de modo eficiente e com alta qualidade os níveis de preparação base dos estudantes destas escolas e medir os subsequentes resultados da aprendizagem.

CENTROS REGIONAIS – DESTAQUES

  • A região dos Andes irá acolher, no Chile, pelo menos 2 workshops NASE-IAU, durante o primeiro semestre de 2016, numa colaboração entre a Universidade de Antofagasta e a Universidade do Chile.
  • O ROAD do Leste Africano faz parte de um grupo de trabalho encarregado de esboçar a Política Espacial Etíope. O Centro Regional é responsável pela revisão das políticas espaciais internacionais.  
  • O ROAD do Leste Asiático organiza atividades regulares: mensalmente, dias de física nas escolas para as crianças de famílias migrantes e, também mensalmente, cafés-ciência para o público em geral. Ambas as atividades são realizadas numa ação conjunta com o Instituto de Física do Reino Unido.
  • O LOAD Português recebeu o aval do Ministério da Educação e da UNESCO. A inauguração formal será realizada em maio de 2016.
  • O NARIT, que alberga o ROAD do Sudeste Asiático, iniciou um programa para celebrar Sua Alteza Real a Princesa Sirindhorn, doando telescópios refletores de 10 polegadas às escolas e universidades em Laos. O NARIT irá ajudar o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular de Laos na construção do observatório e planetário nacional.
  • O ROAD Sul Africano acolheu durante um mês o professor visitante Jayant Murthy, que deu palestras e workshops sobre “A Introdução da Análise de Dados no Sistema Universitário” a estudantes da Universidade de Copperbelt, na Zâmbia.

ENCONTROS E VISITANTES

  • A Dra. Wanda Diaz visita o OAD com o objetivo de prosseguir o seu trabalho com a Escola Athlone para Cegos, na Cidade do Cabo. Está a ajudar a escola no desenvolvimento de um currículo em ciências. 
  • Russ Taylor, da Universidade da Cidade do Cabo e diretor fundador do Instituto Interuniversitário de Astronomia de Dados Intensivos (IDIA), visitou o OAD para discutir possíveis colaborações no domínio dos grandes volumes de dados.
  • O Prof. Dan McIntosh, da Universidade do Missouri, em Kansas City, visitou o OAD. Possui uma vasta experiência no ensino de introdução à astronomia com estudantes de meios desfavorecidos em termos socioeconómicos, nos EUA, e dirige um programa de bolsas, financiado pela NASA, que usa a astronomia para estimular o interesse pela ciência e para facilitar o acesso à universidade em cidades do interior.
  • Anja Fourie, diretora do Scifest África, visitou o OAD para discutir possíveis colaborações futuras.
  • O OAD foi representado no workshop de Astronomia México-África do Sul, em outubro de 2015.
  • Silvia Verdolini, visitante do OAD, participou em dois workshops sobre o desenvolvimento de recursos relacionados com o currículo em Astronomia, organizados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Sul-Africano.
  • Eli Grant representou o OAD no Fórum Mundial da Ciência, na Hungria. Participou no programa Jovens Cientistas que desenvolveu estratégias sobre como as comunidades de profissionais da ciência podem trabalhar em conjunto de forma a apoiarem a realização do 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável: "educação de qualidade para todos".
  • O OAD conduziu um painel de discussão intitulado “Astronomia para o Desenvolvimento”, no primeiro Fórum de Ciência da África do Sul, que teve lugar a 8 e 9 de dezembro.
  • O OAD assistiu ao primeiro Workshop de Astronomia BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), na Cidade do Cabo.
  • O OAD reuniu-se com representantes da equipa do MIT Abdul Latif Jameel Poverty Action - JPAL África (http://www.povertyactionlab.org/people), da UCT (Universidade da Cidade do Cabo). Foram analisadas possibilidades para uma futura colaboração na avaliação de projetos e formação em desenvolvimento para a comunidade OAD.

PRÓXIMOS EVENTOS

Workshop Centros Regionais OAD 
02-04 de março de 2016, Cidade do Cabo

Conferência CAP Comunicando Astronomia ao Público
16 – 20 de maio, 2016, Medellin, Colômbia

Symposium IAU 326: Investigação em Educação em Astronomia
03-07 de outubro de 2016, Heidelberg, Alemanha
Share
Tweet
Forward

 
Website
Website
Twitter
Twitter
Facebook
Facebook
Email
Email
Our mailing address is:
*|HTML:LIST_ADDRESS_HTML|*
anular subscrição desta lista    alterar preferências da subscrição 

Email Marketing Powered by Mailchimp