
MOTOSTUDENT - da Universidade para a Pista
Lisboa, 11 de novembro 2017
“MOTOSTUDENT - da Universidade para a Pista” serviu o mote da revista Moto Jornal, edição nº 1415, a propósito do projeto Motochanics UA - Fundação do Desporto. A Moto Jornal esteve com Rodrigo Franco - chefe da equipa, agora, composta por 33 alunos da Universidade de Aveiro e dá a conhecer o trabalho árduo que têm desenvolvido desde 2015, numa reportagem com particular destaque (páginas 28 a 35).
Motochanics nasce da vontade de um grupo de jovens estudantes universitários de mecânica, que se uniu com o objetivo de levar a cabo a construção de um protótipo, neste caso uma moto 3, a apresentar no concurso MotoStudent. Esta competição internacional, organizada pela Moto Foundation & TechnoPark Motorland, põe à prova a inovação tecnológica resultante do esforço de estudantes universitários de engenharia de todo o mundo.
A IV edição do MotoStudent reuniu 52 equipas oriundas de países como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Hungria, Grécia, República Checa, Polónia, Croácia e Brasil num total de 600 alunos.
O MotoStudent tem duas vertentes: os protótipos elétricos e a combustível. O projeto da equipa Motochanics compete na vertente a combustível por duas razões: em primeiro lugar os custos de produção e o impacto ambiental da produção das vertentes elétricas é superior ao da versão a combustível e em segundo lugar existe o objetivo de comercializar a moto em projeto para a utilização diária e para a competição desportiva.
O custo da participação no MotoStudent é bastante elevado, só o valor da inscrição ronda os € 3.000, pelo que a Fundação do Desporto, reconhecendo nestes jovens talento e dedicação face à competitividade do concurso, aliou-se à equipa como main sponsor, detendo a propriedade da patente. Ler Mais

|