|
|
Fundação do Desporto | newsletter oficial #43
|
|
|

Fundação do Desporto marca presença no lançamento de Elit-in, em Sevilha
Lisboa, 23 de fevereiro 2018
ELIT-in “Integração de atletas de elite no mercado de trabalho, pela valorização das suas competências transversais” é um projeto ambicioso, aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa ERASMUS+, Capitulo Desporto, na categoria dos projetos que contribuem para as EU strategies in the field of sport. Paulo Marcolino - Diretor Executivo e Susana Martins - Técnica de Projeto da Fundação do Desporto rumaram a Sevilha, no passado dia 7, para o kick off meeting do projeto, que teve lugar na Casa das Federações da Junta de Andaluzia.
ELIT-in foca-se especificamente na promoção de carreiras duais para os atletas de alto rendimento, através de uma abordagem inovadora e do reconhecimento das competências transversais por eles adquiridas ao longo das suas carreiras desportivas, com o intuito de os valorizar enquanto fatores diferenciadores no mercado de trabalho e lhes assegurar garantias que os ajudem no momento da transição de carreira.
A Fundação do Desporto, parceira executiva, irá colaborar no projeto juntamente com 11 ilustres entidades da UE a saber: Federação Andaluza de Natação (coordenadora do projeto), a Universidade das Ilhas Baleares, Univerza v Ljubljani (Eslovénia), Sport and Citizenship 3S (França), Federação Portuguesa de Natação, ICSS – The International Centre for Sport Security Europe (Reino Unido), Great Manchester Community Basketball (Reino Unido), Centro Sportivo Italiano (Itália), Udrezenje Gradana Olimpijski Komitet Bosne i Hercegovine Saraj (Bósnia & Herzegovina), Lietuvos Sporto Federaciju Sajunga (Lituânia) e a Fundação Sevilha FC.
Ao longo de dois anos as referidas entidades vão desenvolver um projeto inovador que pretende deixar metodologias e instrumentos de apoio ao desenvolvimento das carreiras duais. O dossier das Carreiras Duais dos Praticantes Desportivos de Alto Rendimento (PDAR) é uma matéria prioritária para a Comissão Europeia. O ELIT-in está em linha com as EU Guidelines on Dual Careers of Athletes.
O projeto arrancou no início deste ano em Sevilha, estando previsto um segundo meeting de trabalho e coordenação em Sarajevo, Bósnia, em julho. Perspetiva-se um terceiro encontro, que terá lugar em Londres, no mês de fevereiro de 2019, o quarto acontecerá em julho, em Vilnius, Lituânia e, por fim, a sessão de encerramento do projeto será em Roma, em novembro de 2019.
|
|

Conselho Estratégico PROMENTOR Desporto
A foto em epígrafe, da autoria de Miguel Silva para o Jornal Sol, regista o primeiro Conselho Estratégico do PROMENTOR Desporto, a 18 de janeiro, nas instalações da Deloitte Portugal. O programa de mentoring profissional tem como objetivo dotar as Federações Desportivas de ferramentas estratégicas que lhes permitam otimizar a sua eficácia de gestão, finanças, liderança, recursos humanos, comunicação e marketing. Concebido para diferentes áreas empresariais e industriais PROMENTOR foi adequado ao universo desportivo com a colaboração da Fundação do Desporto, do IPDJ, IP e de Federações Desportivas. Nesta reunião o Conselho Estratégico procedeu a um balanço das atividades decorridas, definiu objetivos e traçou ambições futuras para o programa, que se encontra na 1ª fase, com 14 federações desportivas e decorre pelo período de 1 ano.
PROMENTOR Desporto assenta em dois pilares essenciais – Accessing e Advising, no âmbito dos quais se definiram diversas sessões temáticas específicas, conduzidas por docentes da Universidade Católica e consultores da Deloitte Portugal, com vista ao alcance de metas como o domínio de tendências de mercado ou o reforço da imagem corporativa das Federações Desportivas.
PROMENTOR Desporto - Accessing Media
A sessão de apresentação aos media decorreu, também, nas instalações da Deloitte Portugal, no passado 30 de janeiro. Dirigentes de Federações Desportivas e membros da comunicação social reuniram-se para debater a importância de conferir maior visibilidade às modalidades.
Ver vídeo
A Fundação do Desporto e o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude coorganizaram e financiaram o PROMENTOR DESPORTO reconhecendo, não só, a premência de apostar na qualificação e capacitação das Federações Desportivas, como subentendendo o impacto progressivo para o desporto nacional.
|
|

3º Congresso de Envelhecimento Ativo: Exercício Físico e Saúde tem o apoio da Fundação do Desporto
O Município de Viseu, em parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu, promove o 3º Congresso de Envelhecimento Ativo: Exercício Físico e Saúde, que terá lugar nos dias 8, 9 e 10 de março de 2018, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.
Com a iniciativa pretende-se refletir acerca da problemática do Envelhecimento Ativo e os desafios que se colocam às instituições públicas, os benefícios de uma abordagem interdisciplinar nas áreas do Desporto/Atividade Física e Saúde, bem como partilhar e difundir boas práticas de promoção de estilos de vida mais saudáveis, participativos e de maior qualidade de vida. Saiba mais
|
|

Comité Paralímpico de Portugal integra Fundação do Desporto
Na sequência da reunião ordinária do Conselho de Fundadores e Curadores da Fundação do Desporto, no dia 13 de dezembro do ano transato, foi aprovada a adesão do Comité Paralímpico de Portugal à Fundação do Desporto, na qualidade de Membro Curador.
A Fundação do Desporto, por sua vez, integrou o CPP, enquanto Membro Extraordinário, em virtude da aprovação favorável da Assembleia Plenária do Comité Paralímpico de Portugal, de 22 de novembro de 2017.
|
|
|
|
|
|
|
|