Copy
SER CECD Edição Especial
fevereiro 2016 | edição trimestral

 
View this email in your browser
 
 
 
 
 
 
Os destaques de 2016
Em 2016, o CECD Mira Sintra celebrou o seu 40º aniversário. Das muitas iniciativas e projetos desenvolvidos durante o ano, destacamos algumas que partilhamos convosco.
Obrigado por ajudarem no crescimento desta CA(u)SA.
COMUNIDADE
Semana Aberta à Comunidade
 
Durante 5 dias, o CECD teve as “portas abertas” à comunidade para dar a conhecer o trabalho das suas 7 valências. De 11 a 15 de abril realizaram-se várias atividades de participação gratuita: workshops, rastreios, ginástica, hidroterapia, sessões de informação e pintura do mural  “Construir a Igualdade, Respeitando a Diferença”.
 
Veja as fotos aqui.

 
Projeto Jardins Cool
 
Vencedor do Concurso Juntos pela Juventude da Fundação Jumbo para a Juventude, em 2016, o projeto “Jardins Cool - Hortoterapia” tem como objetivo tornar a manutenção de espaços verdes no contexto escolar, um fator de inclusão e responsabilidade social, permitindo que esta atividade seja realizada por pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) e simultaneamente, possa integrar alunos com necessidades educativas especiais (NEE), aplicando os princípios da horticultura terapêutica e da horta acessível. O projeto inovador pela introdução de equipamentos utilizados pela primeira vez em Portugal, está a decorrer no agrupamento de escolas Ferreira de Castro, no concelho de Sintra.

Veja as fotos e o folheto aqui.

 
Projeto Semente Alegria
 
Em parceria com a Quinta do Castelo dos Missionários da Consolata do Cacém, este projeto, que teve início em outubro, consiste na realização de atividades entre os residentes do CECD, jovens escuteiros e da comunidade, com o objetivo de aproximá-los da natureza e promover o convívio com os utilizadores da quinta. As atividades realizadas têm como base 3 temas: pintura, jardinagem, jogos tradicionais e atividades multiculturais, que promovam a multiculturalidade subjacente à essência dos Missionários da Consolata. 

Veja as fotos aqui.
 
Cuidar dos Cuidadores em Sintra
 
O projeto que teve o seu início em 2016, propõe ações de suporte familiar que visem diminuir o impacto no cuidador e melhorar a qualidade de vida das famílias dos que têm pessoas adultas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais a seu cargo, em Sintra. Simultaneamente pretende oferecer um leque de atividades socioculturais, aumentando a participação nos diferentes contextos de vida. Atualmente apoia 32 cuidadores.

Parceiros 
Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.); Banco Local de Voluntariado de Sintra; Uniões de Freguesias do concelho de Sintra.

Consulte o folheto aqui.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Cerimónia de Reconhecimento de Empresas e Entidades Socialmente Responsáveis
 
No âmbito da comemoração do 40º aniversário, o CECD reconheceu publicamente, 47 empresas e entidades parceiras socialmente responsáveis que, de forma continuada, têm contribuído para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Centro, aos seus clientes e comunidade no concelho de Sintra.

Das cerca de 180 parcerias ativas, o CECD distinguiu 47 nas categorias de Boas Práticas de Responsabilidade Social; Inclusão Social e Profissional de Pessoas com Deficiência e Cliente Socialmente Responsável. A Câmara Municipal de Sintra foi agraciada na primeira categoria.

Veja as fotos e a lista de Empresas e Entidades distinguidas aqui.
FORMAÇÃO
Formação EMISC
European Mentoring in Social Care

 
Recebemos, de 29 de fevereiro a 4 de março, a Formação de Formadores do projeto European Mentoring in Social Care (EMISC), no Hotel Tivoli, em Sintra. A formação contou com a presença de 8 parceiros europeus, de entre os quais a EASPD-European Association of Service providers for Persons with Disabilities. O projeto EMISC, financiado pela Comissão Europeia, tem como objetivo promover a mudança de atitude no setor do apoio social, nomeadamente a pessoas com deficiência, através da formação e capacitação de técnicos mentores. Ao longo do ano, o CECD formou mentores e promoveu a mentoria aos seus técnicos de primeira linha. Para 2017 está prevista a disseminação junto de outras entidades congéneres.

Veja as fotos aqui.

 
Centro de Formação Profissional
Integrações laborais

 
Valência vocacionada para a qualificação e capacitação profissional e social de jovens com necessidades especiais de formação e integração profissional, tem disponíveis cursos nas áreas de serviços de reparação e manutenção, assistência familiar e de apoio à comunidade, operador de serigrafia e operador de jardinagem. Em 2016 conseguiu a integração laboral de 8 jovens nas empresas: Parques de Sintra-Monte da Lua, Landscape, Curva Quatro, Hotel Tivoli Oriente, Belas Clube de Campo, Telobrindes e Câmara Municipal da Amadora.
ARTE & EXPOSIÇÕES
 
O Projeto PrimaverArte 2016, denominado “Impressões Artísticas”, abrange três áreas expressivas: O Canto e exploração de sonoridades, a Expressão plástica e o Teatro. O objetivo do desenvolvimento destas atividades culturais foi o de promover a participação artística das pessoas com deficiência intelectual e desenvolvimental, familiares e outros elementos da comunidade numa perspetiva de desenvolvimento e inclusão social potenciando a construção de comunidades inclusivas.

Assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Exposição de artes plásticas “Impressões Artísticas”, inaugurou a 3 de dezembro, na Atmosfera M, em Lisboa. O Coro Inclusivo, composto por colaboradores e clientes do CECD, amigos e comunidade, trabalhou variadas músicas multiculturais e multilinguísticas, com diferentes estilos e sonoridades. O grupo de teatro Duas Senas, tutorado pelo teatromosca, foi responsável pelo espetáculo “Labirinto Mágico”, exibido em dezembro no Auditório Municipal António Silva, no Cacém e recentemente, em janeiro de 2017, no Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas. 

A apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas 3 áreas será realizada na Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, dia 8 de fevereiro, pelas 10h00. 

Veja as fotos aqui.


Projetos Artísticos: Paula Xavier Fernandes (Expressão Plástica); Sérgio Peixoto (Canto), Inês Sofia Oliveira (Teatro Duas Senas – tutorado pelo teatromosca) | Organização: CECD Mira Sintra, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra - Centro Lúdico de Rio de Mouro | Apoio: Instituto Nacional para a Reabilitação – INR, I.P. | Responsável do Projeto PrimaverArte: Maria de La Salete Costa.
 
Receber convite para apresentação do PrimaverArte 2016
LITERATURA
Publicação do livro
“Histórias Simples de Pessoas Simples”

 
Escrito e ilustrado por jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais do Centro de Atividades Ocupacionais do CECD, o livro resulta numa obra original e única, construída pelo imaginário dos autores, com recurso a uma linguagem fácil.

Destinado ao público infanto-juvenil, mas com o objetivo de chegar a todos, as várias histórias e ilustrações levam o leitor a um mundo de cor e simplicidade, na qual se realçam os valores da vida e os sentimentos, numa perspetiva que valoriza a capacidade e a inclusão. A obra de quase 90 páginas, conta com o prefácio do escritor e poeta José Fanha e o design de Sofia Pepe.

Publicado pela Chiado Editora, o livro encontra-se disponível nos pontos de venda habituais e na livraria online, por 13€. Com a aquisição desta obra está a apoiar os jovens autores, reforçando o seu direito à autodeterminação, com impacto direto na sua participação e capacitação.
 
Apoie a construção da igualdade, respeitando a diferença!
 
Compre aqui
PRODUTOS CECD
Lançamento da marca RRR
Roda a Rolha ao teu Ritmo

 
Projeto eco-social desenvolvido pelo Centro de Atividades Ocupacionais do CECD Mira Sintra, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) e em parceria com o atelier SLA, Arquitetos, foi lançado no início de 2016.

Atualmente em linha de produção, o projeto nasce numa ótica de reaproveitamento de rolhas de cortiça, material nacional e nobre, para desenvolvimento de produtos artesanais, com qualidade, design e funcionalidade, numa lógica de empreendedorismo, evidência e promoção da capacidade das pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). 

Loja online brevemente disponível no site 
www.cecdmirasintra.org.

 
Catálogo RRR
Veja o vídeo institucional do CECD Mira Sintra.
Siga-nos na página de facebook ou no website.
Facebook
Website
Email
YouTube
Copyright © 2016 CECD Mira Sintra, All rights reserved.

Our mailing address is:
CECD Mira Sintra | Av. 25 de Abril, 190, 2735-418 Cacém | Portugal
Tel. (+351) 21 918 85 60 | Fax. (+351) 21 918 85 79
E-mail: comunicacao@cecdmirasintra.org | geral@cecdmirasintra.org

Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list

 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência (C.E.C.D. Mira Sintra) · Av. 25 de Abril, 190 · comunicacao@cecdmirasintra.org · Cacém 2735-418 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp