Copy
SER CECD NEWSLETTER
Julho 2016

Bem-vindo ao novo formato da newsletter Ser CECD
View this email in your browser
 
 
 
 
 
 

40 anos CECD Mira Sintra

Mural "Construir a Igualdade, respeitando a Diferença"

Depois de 4 meses de muita arte e empenho de todos os participantes, finalizámos a 20 de junho, a pintura do mural "Construir a Igualdade, respeitando a Diferença”.

Concebido pelo Arqt. e Designer Afonso Gil, da Quinta do Castelo - Missionários da Consolata no Cacém e com o apoio da empresa Resiquímica, a “onda” de cores que invadiu o espaço do CECD, em Mira Sintra, contou com a energia de dezenas de colaboradores, clientes e famílias, amigos, vizinhos, voluntários, parceiros, associações locais e escolas.

A todos eles o nosso OBRIGADO!

Ação de voluntariado celebra dia do Ambiente

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, decorreu a 6 de Junho de 2016, a ação de responsabilidade social e voluntariado corporativo “De mãos dadas com o Ambiente”, que juntou cerca de 55 voluntários do CECD Mira Sintra e das empresas Resiquímica, Tabaqueira e Xecompex, para a limpeza e remoção de espécies invasoras da mata do Chalet da Condessa, no Parque da Pena.

A organização da iniciativa contou com o apoio da Parques de Sintra Monte da Lua.
Convívio animado entre Curva Quatro e Resiquímica

No dia 18 de junho, teve lugar um convívio entre os colaboradores da Curva Quatro (CECD Mira Sintra) e da Resiquímica. O encontro contou com a boa disposição de todos, numa manhã recheada de atividades, com um empate no jogo de futebol amigável, banhos de piscina que abriram oficialmente a época de Verão deste espaço, e um almoço, com direito a festa de aniversário.
Conferência Europe in Action 2016

A Conferência Europe in Action 2016, teve lugar no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, de 26 e 28 de maio. Subordinada ao tema da educação inclusiva, participaram nesta conferência mais de 160 pessoas de 24 países, entre profissionais, familiares e pessoas com deficiência intelectual e multideficiência.

Durante 3 dias foram discutidas questões sobre o papel das famílias na promoção da educação inclusiva mas também de que forma podem os profissionais e as próprias pessoas com deficiência, contribuir para que a escola seja para todos e para cada um. Foram, igualmente, abordadas questões da vida depois da escola, quais as respostas, percursos e futuro.

Durante a Conferência decorreu, em simultâneo, a Assembleia Geral da Plataforma Europeia de Autorrepresentantes - EPSA, que contou com mais de 60 participantes, a sua maioria pessoas com deficiência intelectual. Portugal fez-se representar em número significativo, com mais de metade dos participantes.

Os autorrepresentantes do CECD Mira Sintra, Raquel Lourenço e Cláudio Pinho, estiveram presentes, acompanhados das técnicas de apoio, Helena Freitas e Conceição Costa.

Para ambos, esta foi uma experiência muito interessante, na qual participaram em vários workshops e palestras sobre “Educação Inclusiva e Direitos das Pessoas com Deficiência da Convenção das Nações Unidas”. Raquel e Cláudio consideram importante o que os Autorrepresentantes podem fazer para que estes direitos sejam uma realidade e no debate sobre o que é vida independente para eles e seus pares. Toda a aprendizagem durante o encontro, foi transmitida, posteriormente, aos seus colegas no CECD.

 
Ação inclusiva "À Descoberta do Alentejo"

A primeira fase da ação inclusiva "À Descoberta do Alentejo", levou vários jovens do Centro de Atividades Ocupacionais do CECD Mira Sintra, de 6 a 10 de Junho de 2016, a Montargil, concelho de Ponte de Sôr, Alentejo.

O projeto, cofinanciado pelo I.N.R., I.P., procura incrementar a matriz da inclusão e valorização da pessoa com deficiência, reconhecendo a importância da sua participação em atividades culturais e de lazer bem como possibilitar a operacionalização do conceito de autonomia, uma vez que os participantes são responsáveis por várias atividades do dia a dia: preparação das refeições, compras, cuidado pessoal, cuidado com o espaço, entre outras. 

A ação pretende, igualmente, ser a concretização dos interesses, expetativas e desejos dos clientes, desenvolvida pelos mentores – os autorrepresentantes, com a colaboração dos seus pares. Segundo os participantes, o balanço foi muito positivo, havendo um sentimento geral de ajuda, alegria, apoio e compreensão.

Os resultados esperados e alcançados foram os seguintes:
- Enriquecimento cultural sobre a Província do Alentejo com visita ao Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sôr;
- Consciencialização do valor ecológico e ambiental da região com visita ao Fluviário de Mora;
- Vivências pessoais de plena inclusão social na comunidade envolvente com visita a Montargil (incluindo a barragem) e cidade de Ponte de Sôr;
- Promoção da autodeterminação e escolhas de acordo aos seus interesses;
- Melhoria da qualidade de vida, auto estima e auto confiança;
- Melhoria da sua funcionalidade, através da prática de tarefas realizadas quotidianamente no apartamento, cuidando do seu espaço;
- Promoção das redes sociais por via do convívio e da amizade com os seus pares e novos colegas da CERCIPortalegre.

A segunda fase do projeto está prevista de 26 a 30 de Setembro de 2016, no mesmo local. 
CECD participa no Projeto TOPSide+
 
No âmbito do Projeto TOPSIDE +, Oportunidade de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, decorreu de 20 a 24 de junho, em Peniche, a segunda semana formativa sobre Pares de Apoio.

Organizada pela Fenacerci e com o apoio da CERCIPENICHE, a iniciativa contou com  8 participantes das CERCIs. O CECD Mira Sintra fez-se representar pela autorrepresentante Raquel Lourenço que, com grande entusiasmo, participou nas 40 horas de formação ministradas. Para a Raquel, esta foi uma experiência muito importante já que, segundo ela “aprendi os 4 passos do par de apoio. Quando penso nesta formação sinto felicidade e coragem".

As várias atividades, quer de carácter teórico, quer prático, visaram prepará-los para ajudar os seus pares na  valorização pessoal e do reforço de competências de comunicação, identificação e resolução de problemas, cidadania e tomada de decisão.

O encontro foi igualmente importante para a promoção da autonomia, confiança e responsabilidade de cada participante (dado que os formandos, deliberadamente, não foram acompanhados por pessoas de apoio), a vivência de novas experiências, o estabelecer de novas relações de amizade e o compromisso de futuro de apoiarem outras pessoas com deficiência. 
A Psicomotricidade e a Relaxação Terapêutica

A psicomotricidade é uma ciência e técnica de intervenção ainda desconhecida e fracamente esclarecida para a maior parte da população. É contudo, uma terapia interessantíssima e altamente eficaz no tratamento de um elevado nº de problemas de desenvolvimento das crianças e jovens, pelo facto de utilizar como meio preferencial de intervenção, o movimento ou atividades motoras, realizadas em espaços amplos tão bem aceites à generalidade dos mais novos.
Leia mais aqui.
Não perca a Edição de 2016 da Revista Fenacerci.
O CECD Mira Sintra está presente com 2 artigos e 3 testemunhos.
Páginas 26-28, 29, 83 e 90.
Leia aqui.
Aconteceu 
Junho
1 - Ação de sensibilização do Centro de Saúde do Olival | Higiene Oral
7 - Ação de sensibilização da PSP de Mira Sintra | Segurança, Transportes e Bullying
8 – CECD participa na IVª edição do Pirilampo Náutico
15 – Delegação da Alemanha, Áustria e França visita o CECD
21 – CECD inicia parceria com a agência de turismo solidário Impactrip


Vai Acontecer 
Julho
16 - Arraial CECD | Encontro de Famílias 
Programa da celebração dos 40 anos do CECD Mira Sintra
Para saber mais sobre o CECD Mira Sintra, siga-nos na página de facebook ou no website.
Facebook
Website
Email
Copyright © 2016 CECD Mira Sintra, All rights reserved.

Our mailing address is:
CECD Mira Sintra | Av. 25 de Abril, 190, 2735-418 Cacém | Portugal
Tel. (+351) 21 918 85 60 | Fax. (+351) 21 918 85 79
E-mail: comunicacao@cecdmirasintra.org | geral@cecdmirasintra.org

Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list