Copy
MNA Digital: Boletim n.º 49
Problemas a visualizar?
Veja este e-mail no seu browser
Próximas atividades
No MNA
8 de outubro, às 14h30
3.º Encontro com Operadores e Guias Turísticos

No sentido de sensibilizar e mobilizar os operadores turísticos para a mudança que em breve se realizará na bilhética do Museu Nacional de Arqueologia e do Mosteiro dos Jerónimos, promove-se no MNA mais um encontro com operadores e promotores turísticos e guias-interpretes.

Mais informação e inscrições para cdiniz@mnarqueologia.dgpc.pt e marioantas@mnarqueologia.dgpc.pt
11 de outubro, às 10h30
Visita comentada ao Museu Nacional de Arqueologia

A 11 de outubro, o Museu Nacional de Arqueologia abre as suas portas às "Lisboa Cultura - Visitas Comentadas" para uma visita à exposição "Loulé. Territórios, Memórias e Identidades". Uma mostra que conta a história das comunidades que constituíram o concelho de Loulé entre a Pré-História e a Idade Média, assente nos vestígios arqueológicos e nas fontes documentais conservados nas instituições que laboriosamente constroem as memórias e as identidades de Loulé.

A história da Arqueologia de Loulé remonta ao trabalho pioneiro de Estácio da Veiga (1828-1891), que reuniu uma coleção para constituir o Museu Arqueológico do Algarve, mas que foi incorporada no então Museu Etnográfico Português em 1894. Assim, o património de Loulé ficou para sempre ligado ao Museu Nacional de Arqueologia.

A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia para lisboa.cultural@cm-lisboa.pt ou através do 218 170 593.

A inscrição só pode ser feita para uma pessoa e um acompanhante, sendo que deve indicar sempre um contacto telefónico.​
11 e 12 de outubro, às 15h30
MEDIAÇÃO CULTURAL, Aprendizagens para todos - Encontro de educação, cultura e património

O Serviço Educativo e de Extensão Cultural do MNA, no âmbito do Encontro Mediação Cultural: aprendizagem para todos, promove nos dias 11 e 12, das 15h30 às 17h30, para os participantes interessados, três experiências práticas de mediação cultural, que serão seguidas de reflexão e debate.

Mais informações aqui.
13 de outubro, às 15h00
Roteiros do conhecimento "O Museu Nacional de Arqueologia e a biografia dos seus objetos", por Elisabete J. Santos Pereira

No ano em que se comemoram os seus 125 anos de existência, propomos uma visita guiada ao MNA para contar as histórias dos seus objetos. Eles revelam e ilustram a história da ocupação humana do território, mas também documentam as histórias das pessoas que os encontraram, os estudaram, colecionaram e contribuíram para a construção deste museu.

Num percurso pela exposição "Religiões da Lusitânia", patente no MNA, esta visita guiada irá destacar alguns dos seus objetos e revelar o seu percurso, desde que foram identificados até serem considerados objetos de museu.

Ao reconstituirmos o itinerário dos objetos arqueológicos divulgaremos as ações e os conhecimentos de atores desconhecidos mas que também contribuíram para o desenvolvimento do MNA como trabalhadores rurais, pastores, proprietários, padres, professores, engenheiros, médicos, militares, colecionadores, comerciantes, entre outros. Estas biografias evidenciam as redes de divulgação e produção de conhecimento do seu primeiro diretor, José Leite de Vasconcelos, e enriquecem a história deste museu.

Mais informação aqui.
19 de outubro
3.º Encontro Nacional de Museus com Coleções de Arqueologia e 3.ª Feira de Réplicas e Materiais Didáticos

O Museu Nacional de Arqueologia, no âmbito da programação do Ano Europeu do Património Cultural, que se comemora pela primeira vez, e por ocasião da celebração do 125.º aniversário da sua fundação, retoma em 2018 a organização do Encontro Nacional de Museus com Coleções de Arqueologia e da Feira de Réplicas e Materiais Didáticos de Arqueologia, ambos nas suas terceiras edições e que se irão realizar dia 19 de outubro. Foi possível elaborar um programa intensivo de jornada disponível aqui.

Podem os interessados em participar ainda inscrever-se, preenchendo e remetendo à organização (cristinacoito@mnarqueologia.dgpc.pt) a respetiva ficha de inscrição disponível aqui.
A partir de 23 de outubro
Inauguração de exposição dedicada ao Professor Jean Guilaine

O MNA e a UNIARQ - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa colaboram numa iniciativa de relevo para a Arqueologia portuguesa, no âmbito da cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao arqueólogo francês Jean Guilaine, que decorrerá no próximo dia 22 de outubro, pelas 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, e para a qual toda a comunidade arqueológica se encontra convidada.
 
A inauguração decorrerá dia 21 de outubro, domingo, as 17h00.
27 de outubro, Sala Bustorff
Seminário "O Mar: registo de História da Medicina. Apontamentos literários e artísticos"

A Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos irá realizar, no próximo dia 27 de outubro, a sua reunião anual dedicada ao tema "Os médicos e o Mar".

Programa: 
09h30 − "Assistência médica a bordo nos séculos XVI e XVII" − Almirante Médico José Filipe Moreira Braga
10h00 − "A Medicina e o Mar na Grécia antiga – O tempo e o Modo" − Dr. Simões Fernandes 
10h30 − "A bordo nos séculos XVI a XVII: viver e morrer no mar" − Doutor Adolfo Silveira
11h00 – "Experiência a bordo no navio hospital Gil Eanes − Doutor António Trabulo
11h30 – Comunicações livres
13h00 – Almoço
15h00 – Visita ao Museu da Marinha, guiada pelo Almirante Médico José Filipe Moreira Braga.
Não perca também...
23 de outubro
Conferência Notícias do Mar

27 de outubro, às 15h30, Salão Nobre
"A vegetação natural de Loulé Islâmico" por João Monjardino

Mais informação sobre as atividades em breve.
Nota: Informa-se que as atividades que tenham lugar no Salão Nobre, Sala Bustorff ou em outras salas do primeiro piso, não possuem acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
Extramuros
Prolongamento até 14 de outubro
Exposição "Do tirar polo natural. Inquérito ao retrato português" no Museu Nacional de Arte Antiga

Retomando, como homenagem, o título de um diálogo sobre a pintura retratística de Francisco de Holanda (Lisboa, 1517-1585), Do Tirar Polo Natural, o Museu Nacional de Arte Antiga apresenta uma exposição que pretende refletir sobre o retrato, numa época em que a sociedade se organiza em redor da imagem.

Esta mostra expõe obras de épocas variadas, contando-se, entre os bens expostos, uma cabeça-retrato de uma jovem mulher, de excecional qualidade, proveniente da villa romana de Milreu (Estói, Faro) e pertencente à coleção do MNA.
25 e 26 de outubro
Conferência Património Cultural - Desafios XXI na Fundação Calouste Gulbenkian
 
No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural a Direção-Geral do Património Cultural organiza a Conferência Património Cultural – Desafios XXI, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

A conferência realiza-se nos dias 25 e 26 de outubro no Auditório 2 da FCG, conta com conferencistas nacionais e estrangeiros, pretende abordar as questões mais relevantes que se colocam atualmente ao Património Cultural e apontar possíveis pistas de desenvolvimento, cruzando os domínios da cultura, da sociedade, da educação, da economia e do território.

Para mais informação visite http://desafiosxxi.patrimoniocultural.gov.pt/.
De 26 de outubro de 2018 a 31 de janeiro de 2019
Exposição "Sob a chama da lucerna: Francisco de Holanda entre textos e imagens" na Biblioteca Nacional

Comemorando os 500 anos do nascimento de Francisco de Holanda, esta exposição, comissariada por Sylvie Deswarte-Rosa (CNRS; IHRIM), reúne as fontes e a historiografia da obra desta grande figura do Renascimento em Portugal.

O MNA participa nesta exposição mediante a cedência temporária de 33 fragmentos de iluminuras em pergaminho, que pertencem à sua coleção de manuscritos, atribuídos à oficina do pai do Humanista, António de Holanda.
Até 29 de junho de 2020
Exposição "Ad Aeternitatem - os espólios funerários de Ammaia a partir da coleção Maçãs do Museu Nacional de Arqueologia" no Museu Cidade de Ammaia

Foi prolongada a exposição "Ad aeternitatem - os espólios funerários de Ammaia a partir da coleção Maçãs do Museu Nacional de Arqueologia", no Museu Cidade de Ammaia em São Salvador da Aramenha (Marvão), estando patente até meados de 2020.

Relembramos que esta exposição conta com um número significativo de peças do MNA, resultado das recolhas de António Maçãs e outros achadores locais em colaboração com José Leite de Vasconcelos e da doação de Delmira Maçãs.
Partilhe
Tweet
Encaminhe
Para ver
Exposições permanentes
Tesouros da Arqueologia Portuguesa

Coleção de ourivesaria arcaica constituída por 1.500 peças, das quais 600 se encontram expostas, fruto de aquisições e recolhas avulsas. Da coleção de joalharia antiga destaca-se um conjunto de ourivesaria pré-romana, um dos mais importantes em toda a Europa. Este conjunto contribui decisivamente para que o MNA seja o museu nacional com o maior número de bens classificados como "Bens de Interesse Nacional".
Egito
Antiguidades Egípcias

Coleção constituída por mais de 500 peças das quais cerca de 300 se encontram expostas. O acervo é o maior de Portugal e foi reunido por José Leite de Vasconcelos e pela família real, tendo sido também significativas as doações da família Palmela, Bustorff Silva e Barros e Sá. As peças expostas encontram-se distribuídas de acordo com um critério temático-cronológico desde a Pré-História à Época Copta, abrangendo um período de mais de 5.000 anos.
Exposições temporárias
Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa

Retomando um tema e uma perspetiva de estudo muito cara a José Leite de Vasconcelos, apresenta-se esta exposição que convida a conhecer duas tradições religiosas, Hispania Aeterna e Roma Aeterna, que se mesclam por força da Pax Romana, e que foram estudadas de forma exaustiva pelo eminente investigador e fundador do museu, dando origem a uma importante obra cientifica e literária comemorada nesta mostra expositiva.
memoriasaotorpes
LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades

Esta exposição é um "Portugal em miniatura" que espelha a história de Portugal, da Península Ibérica e da Europa. Um verdadeiro ponto de partida para uma viagem obrigatória até Loulé para descobrir o concelho e os seus tesouros mais bem guardados, como o Castelo de Salir, o Cerro da Villa e o centro histórico da cidade. 
A Biblioteca está aberta de segunda a sexta, entre as 10h00 e as 18h00.

O seu catálogo bibliográfico encontra-se disponível na página da rede de bibliotecas da DGPC e pode contactar o serviço através do endereço de e-mail biblioteca@mnarqueologia.dgpc.pt.
Aconteceu
No MNA
Visitas ao MNA

Visitaram o MNA, no passado dia 21 de setembro, no âmbito da cimeira de Ministros da Cultura do Diálogo 5+5 (margem norte do Mediterrâneo: Portugal, Espanha, França, Itália e Malta; margem sul: Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia), realizada em Lisboa nos dias 20 e 21, os Ministros da Cultura de Portugal, Argélia, Tunísia e Mauritânia. A visita foi promovida pelo Ministro da Cultura, Embaixador Luís Filipe Castro Mendes.
 
Pelo facto da vista à exposição de “LOULÉ. Territórios, Memórias e Identidades” estar integrada no programa esteve também presente o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e a Diretora Municipal de Cultura, Dália Paulo.
 
No dia anterior visitou o MNA a Secretária de Estado da Cultura de Itália, acompanhada pelo Embaixador de Itália, em Lisboa e pela Diretora do Instituto Italiano de Cultura, em Lisboa.
Destaca-se também a visita do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Manuel Rodrigues Pinto de Sá, e elementos da vereação, por forma a potenciar eventuais parcerias e sinergias com o MNA.
Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património, que tiveram lugar no último fim de semana de setembro, iniciaram-se no MNA com a Visita guiada / Sessão de leitura "O Antigo Egito: Cantigas de Amor – Partilhar Memórias".
Os visitantes, para além de participarem nas diversas visitas guiadas às exposições patentes no MNA, puderam conhecer algumas das atividades realizadas pelo Laboratório de Conservação e Restauro com o ateliê "O desafio dos ossos – Partilhar Memórias".
Houve também lugar para o debate no âmbito do projeto europeu EU-LAC, tendo as comemorações das Jornadas Europeias encerrado com o "Seminário Património Cultural, Museus e responsabilidade cidadã" e com o lançamento do livro Aldeia de Assenta.
Extramuros
32.º Aniversário do Museu Nacional de Arte Romano de Mérida

Celebrou-se, no dia 17 de setembro, o 32.º Aniversário do Museu Nacional de Arte Romano de Mérida, dedicado este ano ao reforço de laços entre Espanha e Portugal, territórios compreendidos na província romana da Lusitania.

Estas jornadas contaram com as presenças de S. Exa o Ministro da Cultura de Portugal, Embaixador Luis Filipe Castro Mendes, do Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, do Diretor do MNA, António Carvalho, e do Diretor da Unidade de Publicações da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Duarte Azinheira.

Do programa das comemorações fez ainda parte o lançamento da 2.ª edição do catálogo da exposição "Lusitânia Romana. Origem de dois povos / Lusitana Romana. Origen de dos pueblos", a atuação do grupo "Flor de Sal", e a atribuição do Prémio "Genio protector da Colonia Augusta Emérita" a Carlos Fabião e ao Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro.
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
YouTube
YouTube
Website
Website
Email
Email
Direção: António Carvalho | Edição: Carla Barroso | Textos: Equipa técnica do MNA
Imagens: Equipa técnica do MNA; Arquivo de Documentação Fotográfica / Direção-Geral do Património Cultural (ADF/DGPC); Museo Nacional de Arte Romano
 
Copyright © 2018 Museu Nacional de Arqueologia, Todos os direitos reservados.

 
Está a receber este boletim porque o seu endereço se encontra na nossa base de dados.
Não está interessado? Pode cancelar a subscrição.

Email Marketing Powered by Mailchimp