Copy
 
 
   
 
 
 

passos

Impacto das ocorrências de trânsito no sistema de saúde.
Fonte: Painel da Mobilidade Ativa / Ciclocidade / Cidadeapé
Aniversário

Um ano!

Comemoramos este mês um ano de formalização da Cidadeapé. Nada como as palavras de uma associada para descrever o que consideramos ser o mais importante: o poder de associação, de pessoas trabalhando juntas por valores comuns.

Há pouco mais de um ano participei da minha primeira reunião na Cidadeapé, onde encontrei um grupo engajado e ativista a favor dos caminhantes de São Paulo. Logo que entrei, a associação estava se formalizando e hoje comemoramos 1 ano desse passo importante como organização. Fico muito feliz em participar desse espaço junto com todos os associados que contribuem no grupo e impactam nas políticas públicas da cidade. Percebo hoje a importância de ter uma Associação que une caminhantes da cidade, para que a gente consiga juntar nossas ideias, forças e colocar a mão na massa para defender uma cidade acessível, segura, diversa e com qualidade para o nosso caminhar.
Parabéns, Cidadeapé!

Herika Pritsch

Junte-se você também a este movimento e associe-se hoje para trazer mais uma voz à causa da mobilidade a pé.


Dados de segurança no trânsito

O impacto das ocorrências de trânsito no sistema de saúde


Um trabalho digno de detetive. Acompanhar dados de vítimas do trânsito e como se relacionam ao sistema de saúde não é tão simples quanto parece. Temos muitas fontes, com graus distintos de abrangência e confiabilidade. As bases, porém, cobrem momentos específicos e muitas vezes não se conversam, evidenciando que não temos informações sobre um grande número de vítimas. Veja aqui com detalhes sobre o que acontece em caso de ocorrência com vítima. 

Relatório CET 2018

Cidadeapé lamenta aumento de mortes no trânsito

A Prefeitura de São Paulo divulgou hoje o Relatório de Mortes no Trânsito do ano de 2018, produzido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). É com muito pesar que confirmamos que, contrariando a tendência dos quatro anos anteriores, as mortes no trânsito voltaram a subir na cidade de São Paulo. Em 2017, a CET contabilizou 797 mortes decorrentes de ocorrências de trânsito, das quais 331 foram atropelamentos fatais de pessoas que estavam a pé e 37, de bicicleta. Já em 2018, 849 pessoas perderam a vida no trânsito paulistano, das quais 349 estavam a pé e 19 de bicicleta. Isso representa um aumento de 6,5% no total de mortes e 5,4% nas mortes de pedestres.


Mobilidade urbana sustentável

Patinetes elétricos e mobilidade ativa

Cidadapé se posiciona a respeito dos patinetes como novo modo de transporte e sua relação com a cidade e os outros meio de deslocamento, sobretudo no que diz respeito aos espaços e prioridades na infraestrutura urbana. É necessário melhorar a mobilidade na cidade, preservando a prioridade e a segurança dos mais frágeis. Por isso modos ativos e/ou limpos, como patinetes, são bem-vindos como alternativas de transporte, desde que incorporados ao sistema com segurança e respeito.

convite
Dia: Segunda, 27/05/2019
Hora: Das 19h00 às 21h00
Local: Eureka Coworking
Endereço:Av. Paulista, 2439, 11o andar, sala 116
Como chegar: Bicicletário disponível (leve seu cadeado); Metrô Consolação; Metrô Paulista; acessível.

Todos e todas estão convidados a participar da 49ª Reunião Geral da Cidadeapé. A reunião será no espaço Eureka Coworking, na avenida Paulista, em frente à praça do Ciclista. 

A reunião é aberta a quem quiser colaborar. Venha contribuir para uma cidade mais caminhável! Participe. Veja a pauta de reunião AQUI

As atas das reuniões anteriores estão disponíveis na página de  Transparência  do nosso site. 

Gosta do que a Cidadeapé faz para melhorar a vida dos pedestres? Então nos ajude! Você pode fazer uma doação para a associação clicando AQUI ou associar-se por R$ 20 ao ano. 

Obrigada por acreditar no nosso trabalho!
Associe-se agora
 
   
 
 
 

nas redes

Coalizão Clima e Mobilidade Ativa
Desenvolvimento urbano com base em dados

WRI Brasil
O que o conceito de Ruas Completas pode acrescentar à formação em planejamento urbano

Blog SP a Pé
Livro desenha São Paulo acidental e cotidiana a partir de uma caminhada

apolitical
How to build a feminist city

 
 
Apoio institucional
Gostou das notícias? Encaminhe para amigos. Eles podem assinar AQUI
Website
Facebook
Instagram
Twitter
Email
 


 
Cidadeapé | Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo