Copy
Outubro de 2018
 
 
   
 
 
 

passos

Em defesa do ativismo

Pela liberdade de atuação em prol de políticas públicas de mobilidade

A Cidadeapé é uma associação ativista. Somos  uma organização de voluntários, formada de pessoas que estão dispostas a dar um pouco do seu tempo e energia para a cidade, de pessoas que atuam junto à sociedade e ao poder público para que as políticas públicas levem em conta o ponto de vista do pedestre. Acreditamos que podemos melhorar a cidade, torná-la mais segura, mais acessível, mais saudável, melhor para todos se deslocarem. Essa crença nos move e nos faz trabalhar.

Por isso, ratificamos ao lado de 3000 organizações da sociedade civil a nota de repúdio à declaração do candidato a presidência do Brasil, Sr. Jair Bolsonaro, de que irá “botar um ponto final em todos os ativismos no Brasil”. Essa é uma ameaça direta à nossa liberdade de atuação e às conquistas democráticas. 

Leia mais...


Eleições 2018

Queremos representantes comprometidos com a mobilidade urbana sustentável 

Mas ainda não temos o compromisso dos candidatos ao governo do estado. 

Os candidatos que avançaram ao segundo turno ainda não assinaram a Carta Compromisso com a Mobilidade Urbana Sustentável que nossa rede de ativistas preparou. Ainda dá tempo de pressionar!!! Quem quiser pode enviar mensagens nas redes sociais de João Doria (PSDB) e Marcio França Governador SP (PSB). Sugestão de mensagem AQUI.

Pelo menos São Paulo elegeu 9 parlamentares que assinaram cartas (veja aqui). Pretendemos continuar buscando adesões ao compromisso com os demais eleitos. Esperamos que cada vez mais representantes no legislativo, em todos os níveis do governo, trabalhem para garantir a prioridade total e segurança aos modos ativos e coletivos de deslocamento, fiscalizem as ações do governo de São Paulo e do governo federal e promovam a participação das cidadãs e cidadãos no debate sobre a mobilidade urbana. Se o seu representante eleito ainda não assinou a carta, peça-lhe a sua adesão!

Leia mais...


Gesto do Pedestre

Continuamos a pressionar contra a aprovação da lei

Há anos acompanhamos os trâmites do PLC 26/10, e sempre nos manifestamos em momentos em que a matéria muda de casa, de comissão ou entra em votação. Na semana passada a matéria entrou novamente na pauta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), mas ainda não houve voto. Por isso é o momento de agir e pressionar os senadores novamente.

Veja aqui como...

 

convite
Dia: Segunda, 29/10/2018
Hora: Das 19h00 às 21h00
Local: Mobilab
Endereço: Rua Boa Vista, 136, Mezanino
Como chegar: Metrô São Bento, ou ônibus, Terminal Dom Pedro II. Pode entrar com bicicleta. Acessível.


  

Todos e todas estão convidados a participar da 43ª Reunião Geral da Cidadeapé. A reunião é aberta a quem quiser colaborar. Venha contribuir para uma cidade mais caminhável! Participe. Veja a pauta aqui.

As atas das reuniões anteriores estão disponíveis na página de Transparência do nosso site. 

associe-se
Atuamos para que todas as pessoas tenham o direito de caminhar assegurado por políticas públicas, trabalhando junto à sociedade e pressionando o poder público. Uma São Paulo melhor exige uma comunidade de pessoas ativas e comprometidas. Associe-se agora!
 
   
 
 
 

nas redes

Mobilize Brasil
Ativistas avaliam novo padrão de calçadas em SP


ONU BR
Especialistas destacam importância de dados urbanos para desenho de políticas públicas


Programa Cidades Sustentáveis
Inicialmente criticadas, medidas na área de mobilidade são aprovadas por paulistanos


The Guardian
Vision Zero: has the drive to eliminate road deaths lost its way?