Copy
 
 
   
 
 
 

passos

A Cidadeapé precisa de você para realizar o seu trabalho! 


Contribua associando-se por R$ 25,00 ao ano. 

Precisa de razões para se associar? Veja aqui.

Obrigada por acreditar na nossa missão!
Associe-se agora
Plano Diretor Estratégico

Risco à prioridade aos modos de deslocamento sustentáveis

Organizações da sociedade civil vêm com apreensão projeto de lei que altera princípio central do Plano Diretor Estratégico de São Paulo e pode afetar negativamente os investimentos na mobilidade ativa

A Câmara dos Vereadores aprovou na quarta-feira, 9 de outubro de 2019, um substitutivo ao Projeto de Lei 513/2019 que propõe mudança em artigo do Plano Diretor Estratégico de forma irregular. A alteração sobre a destinação de recursos na área de mobilidade atinge um dos fundamentos do Plano Diretor que prioriza os modos sustentáveis de deslocamento. Se hoje o FUNDURB é obrigado a destinar no mínimo 30% de seu recurso para a “implantação dos sistemas de transporte público coletivo, cicloviário e de circulação de pedestres”, a proposta da Câmara dos Vereadores é flexibilizar a lei para incluir “melhorias em vias estruturais”.

Leia mais...

Zona Azul

Cidadeapé questiona a concessão do estacionamento rotativo junto ao MP

Em 15 de outubro, a Cidadeapé enviou ao CAO de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo, um questionamento referente à licitação da Zona Azul.

Veja a denúncia completa em PDF.

Trata-se da Concorrência Internacional Nº001/SMT/2019, proposta pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte da cidade de São Paulo, que tem como objetivo ceder, mediante Concessão Onerosa fixa, a administração dos estacionamentos rotativos (Zona Azul), no Município de São Paulo, a um só concessionário, por 15 anos.

Leia mais...

 

Congresso ANTP 2019

Cidadeapé marca presença no congresso


Mais uma vez, a Cidadeapé participou do maior congresso de mobilidade urbana do Brasil, organizado pela ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos. A Arena ANTP 2019 aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro no Expo Transamérica, Zona Sul da capital paulista. 

No primeiro dia, Ana Carolina Nunes, nossa diretora de relacionamento, representou a Cidadeapé no painel “Mobilidade Ativa por uma cidade mais humana e sustentável”, junto com Mobilize Brasil, UCB, Rodas da Paz e Ciclocidade. Além do painel, também apresentamos quatro comunicações técnicas, que são trabalhos de documentação científica de pesquisas e ações, nas temáticas de mobilidade urbana.

Leia os textos completos aqui:

convite
Dia: Segunda, 28/10/2019
Hora: Das 19h00 às 21h00
Local: Eureka Coworking
Endereço:Av. Paulista, 2439, 11o andar, sala 116
Como chegar: Bicicletário disponível (leve seu cadeado); Metrô Consolação; Metrô Paulista; acessível.


Todos e todas estão convidados a participar da 53ª Reunião Geral da Cidadeapé. A reunião será no espaço Eureka Coworking, na avenida Paulista, em frente à praça do Ciclista. 

Inscreva-se AQUI para ter o acesso à sala de reunião facilitado. 

A reunião é aberta a quem quiser colaborar. Venha contribuir para uma cidade mais caminhável! Participe. Veja a pauta de reunião AQUI. 

As atas das reuniões anteriores estão disponíveis na página de  Transparência  do nosso site. 

Associe-se agora
 
   
 
 
 

nas redes

Caminhadas Urbanas
Clima. Como São Paulo pode deixar de emitir 508 toneladas de CO2 por dia? Trocando o carro pelo pé em metade das viagens curtas.

G1 SP
Mais de 40 entidades pedem veto a proposta de vereadores de SP de usar verbas de transporte coletivo no transporte individual

Alexandre Schneider | Folha de São Paulo
O grito de Greta

Globo Play | Zorra
VIDEO: Mobilidade urbana hipster

BusUp
Poluição do ar é mais perigosa para crianças dentro ou fora do carro?

BBC News
VIDEO: How do you breathe less pollution on school run?

The New York Times
Cars Are Death Machines. Self-Driving Tech Won’t Change That.

 
 
Apoio institucional
Gostou das notícias? Encaminhe para amigos. Eles podem assinar AQUI
Website
Facebook
Instagram
Twitter
Email
 


 
Cidadeapé | Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo