Copy
 
 
   
 
 
 

passos

Estatuto do Pedestre

Dois anos da sanção e falta regulamentação

Em 13 de junho de 2017 a Câmara Municipal votou o Estatuto do Pedestre, mas a lei que determina melhorias para a mobilidade a pé ainda não foi regulamentada. À época, comemorou-se essa conquista para sociedade paulistana representada pela aprovação de um documento que visa garantir e consolidar a caminhada utilitária cotidiana (assim como as demais) como modo de transporte que ocorre em rede, ratificando a prioridade do pedestre. No entanto, apesar da sanção, o Estatuto tem sido sistematicamente ignorado.
Pela redução das mortes no trânsito

Campanha #Não é Normal

Entidades de mobilidade ativa lançam vídeo “Não é normal – Mobilidade Ativa” para cobrar ações do poder público contra mortes no trânsito. Ciclocidade e Cidadeapé pressionam Prefeitura de São Paulo por políticas públicas eficazes de segurança viária. 
Código de Trânsito Brasileiro

Mudanças no CTB vão na contramão da vida

Organizações da sociedade civil opõem-se a projeto de lei que contribui para aumentar a insegurança no trânsito do País. A Cidadeapé assinou nota com mais de 30 entidades que se opõem às propostas do PL 3267/19, acreditando no possível impacto no número de mortes e lesões no trânsito. Consideramos que as alterações ao Código têm o potencial de aumentar significativamente a insegurança no trânsito, a tragédia social por ela gerada e, em última análise, os custos diretos e indiretos à saúde pública impostos pelo aumento de mortes e lesões no trânsito.
 

Consulta pública

Propostas para o PIU Minhocão

A Prefeitura iniciou o processo participativo para definição das propostas para o Parque Minhocão e divulgou em 17 de maio a primeira consulta pública online para colher contribuições da sociedade civil. Nessa etapa, a população teve acesso ao diagnóstico preliminar da área a ser requalificada e participar com sugestões ou recomendações a respeito do que deve ser incorporado ao projeto até 14 de junho.

A Cidadeapé, junto com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo e a Repep – Rede Paulista de Educação Patrimonial, enviou sugestões para a consulta. 

Leia mais...

Racismo

Solidariedade à parceira e amiga da Ciclocidade

A Cidadeapé se solidariza com a diretora da Ciclocidade, Jô Pereira, e apoia a Ciclocidade no repúdio ao episódio de racismo. Enfatizamos que temos dentre nossos valores a diversidade, respeitamos os direitos humanos e somos contra qualquer expressão de racismo. Veja aqui a nota pública.

 
convite
Dia: Segunda, 24/06/2019
Hora: Das 20h00 às 21h00
Local: Eureka Coworking
Endereço:Av. Paulista, 2439, 11o andar, sala 116
Como chegar: Bicicletário disponível (leve seu cadeado); Metrô Consolação; Metrô Paulista; acessível.



Todos e todas estão convidados a participar da 50ª Reunião Geral da Cidadeapé. A reunião será no espaço Eureka Coworking, na avenida Paulista, em frente à praça do Ciclista. 

A reunião é aberta a quem quiser colaborar. Venha contribuir para uma cidade mais caminhável! Participe. Veja a pauta de reunião AQUI

As atas das reuniões anteriores estão disponíveis na página de  Transparência  do nosso site. 

Gosta do que a Cidadeapé faz para melhorar a vida dos pedestres? Então nos ajude! Você pode fazer uma doação para a associação clicando AQUI ou associar-se por R$ 20 ao ano. 

Obrigada por acreditar no nosso trabalho!
Associe-se agora
 
   
 
 
 

nas redes

Esquina
Por que não temos calçadas melhores?

National Geographic Portugal
Serão as cidades feitas para nós ou para o trânsito?

Diário do Nordeste
Entenda o que são as “faixas verdes” que estão sendo implantadas em Fortaleza

SampaPé - Carta Capital
5 dicas para reduzir – ou acabar – com as mortes de pedestres
 

 
 
Apoio institucional
Gostou das notícias? Encaminhe para amigos. Eles podem assinar AQUI
Website
Facebook
Instagram
Twitter
Email
 


 
Cidadeapé | Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo