Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram

notícias do ICOM << 

 

Gestão reeleita para novo ciclo do ICOM Brasil 


A atual gestão do ICOM Brasil foi reeleita para mais um ciclo de três anos à frente da entidade, após Assembleia Geral realizada online no dia 22 de abril. Sob a presidência de Renata Motta, da vice-presidência de Vera Mangas, e tendo como diretoras Roberta Saraiva Coutinho e Marília Bonas, a chapa ICOM Brasil em Movimento reúne 38 membros de 9 estados da Federação, entre integrantes dos Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal. O grupo ficará à frente da entidade ao longo do triênio 2021-2024 (veja a lista completa dos integrantes da nova gestão do ICOM Brasil). 

A Assembleia contou com a participação de 95 integrantes do ICOM Brasil e deu às boas-vindas a 42 novos membros admitidos ao longo do último ano - incluindo participantes da Rede Museologia Kilombola. O grupo foi integrado ao ICOM Brasil em um projeto inédito de tutoria de estudantes por membros mais antigos - e que no caso específico da Rede Museologia Kilombola, tem também o intuito de integrar aos debates do ICOM a perspectiva de profissionais em formação que trabalham o antirracismo como premissa, e ampliam a diversidade racial e geracional da associação.

Diante de um balanço positivo quanto ao alcance das metas que foram estabelecidas para o período que se encerra, mas também em um contexto de incertezas e de mudanças, neste segundo ciclo a gestão propõe a continuidade de uma ação do ICOM Brasil voltada ao fortalecimento do setor museal, a partir de uma ação ativada por diálogos internos e externos. O novo ciclo se inicia com atenção ao período delicado de travessia da pandemia de Covid-19 - que tem produzido profundo impacto nos museus e seus profissionais - e, também, ao momento em que atuamos coletivamente na consolidação da Nova Definição de Museu, que orientará o nosso olhar para o futuro dos museus. 

DESTAQUES DA GESTÃO 2018/2021

>> Aumento de 22% no número de membros - agora somos 720.
>> Realização da pesquisa Desafios em Tempos de Covid-19.
>> Elaboração de protocolo para manutenção das atividades essenciais durante a pandemia.  
>> Profissionalização da atividade de comunicação.
>> Participação ativa em órgãos colegiados do setor.
>> Integração em iniciativas internacionais do ICOM.

>> Aprovada a elaboração da Red List Brasil. 
>> Debate amplo sobre a Nova Definição de Museu

Aqui, o Balanço completo das atividades em 2020.   


Nova Definição de Museu: os 20 termos indicados pelo Brasil  


Depois da participação de mais de 1.600 pessoas na consulta pública sobre a Nova Definição de Museu - o que fez do debate brasileiro um case mundial - , o grupo de trabalho voluntário responsável pela análise das respostas chegou aos 20 termos enviados pela comunidade museal brasileira ao debate internacional. Os termos e suas definições estão sendo divulgadas nas redes sociais do ICOM Brasil e ficam disponíveis em nosso site para consulta. Confira quais são: 

Antirracista – Postura que visa combater e romper o racismo estrutural e o seu processo histórico institucional por meio de práticas e valores a superar a colonialidade.

Bem-viver – Refere-se à promoção da convivência e da saúde e ao cultivo de relações de solidariedade, reciprocidade, respeito e valorização de todas as formas de vida.

Comunicar – Colocar-se em relação com a sociedade, dialogando de forma multidirecionada sobre a memória, o conhecimento e a vida em suas mais variadas formas.

Cultura – Possibilidade de comunicar símbolos, signos e significados, ideias e comportamentos criados pelos grupos sociais e que permitem a construção de identidades.

Decolonial – Postura e práticas de combate às opressões materiais, simbólicas, raciais e de gênero, que resultam da colonização e subalternização dos povos e de seus saberes.

Democrático – Comprometido com valores e práticas equitativas, valorizando diferenças, conflitos, memórias e negociações de saberes e sensibilidades.

Direitos humanos – Compromisso com os processos sociais de luta pelas condições materiais e imateriais que asseguram a existência digna de indivíduos e grupos.

Educação – Conjunto de práticas, valores, conhecimentos e metodologias concernentes ao processo educativo, permitindo a aprendizagem, a experimentação e a mediação com o patrimônio musealizado.

Experiência – Compromisso com a potência transformadora de experiências individuais e coletivas no campo sensorial, subjetivo e simbólico nas fronteiras da arte, ciência e vida.

Futuros – Possibilitam a imaginação, experimentação, conhecimento e inovação, explorando oportunidades e desafios em cocriações de novas realidades.

Inclusivo – Combater por meios e ações a exclusão, garantindo igualdades de condições de acesso e participação a todos.

Instigar – Estimular sentimentos e reflexões para que pessoas e comunidades explorem percepções, ideias e valores na construção de novas narrativas e ações.

Patrimônio – Referências culturais que compõem a herança dos povos preservadas em suas dimensões materiais e imateriais para as futuras gerações.

Pesquisar – Procedimento investigativo que fundamenta os processos museológicos, com foco em coleções, públicos e o próprio museu.

Público – Coletividade em sua diversidade, heterogeneidade, territorialidade e pluralidade, a quem pertence e a quem diz respeito o museu.

Salvaguardar – Procedimentos sistemáticos de conservação, documentação, promoção e guarda do patrimônio museológico e de expressões culturais.

Social – Compromisso com a reflexão e transformação social, como instrumento político participativo de promoção de uma sociedade justa, equitativa e saudável.

Sustentável – Práticas de governança, com respeito aos direitos ambientais, sociais e culturais em prol da formação de uma cidadania planetária. 

Território – Espaço vivido onde se tecem relações entre poder, memórias, patrimônios e identidades.

Transformar – Engajar a sociedade em reflexões e ações a favor do bem comum e do aprimoramento da experiência coletiva.

Quer fazer parte do ICOM? 
As inscrições para novos membros ficam abertas o ano inteiro. Conheça as vantagens de associar e fale com a gente por email (icom.bra@gmail.com) ou por WhatsApp (11 97380-5381).  

publicações << 

 

COOPER HEWITT - Tools and Approaches for Transforming Museum Experience

MUSEU NACIONAL - 500 dias de resgate: Memória, Coragem e Imagem

UNESCO - Relatório de atividades 2020

UNESCO - Impactos da difusão da inteligência artificial (IA) na educação técnica de nível médio

 

vagas << 

 

MAM-SP - Coordenador/a Administrativo Financeiro 

Museu da Casa Brasileira, SP - Orientador de Público Jr.

MASP, SP- Estágio em Orientação de Público (candidatura até 30/4)

MASP, SP - Analista de TI (candidatura até 30/4)


 
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
Copyright © 2021 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp