Copy
EDIÇÃO | 2 de Agosto de 2018

3º Encontro Nacional: As pessoas no centro das transformações tecnológicas

A participação expressiva do público formado por mais de 270 pessoas no 3º Encontro Nacional de Comunicação, Relacionamento e Educação da Previdência Complementar Fechada, em Brasília (DF), mostra o forte engajamento dos profissionais das entidades com as novas estratégias da era digital. As plenárias e palestras do primeiro dia, realizadas nesta quarta, 1 de agosto, mostraram que a tecnologia tem tornado a escala e a velocidade das mudanças exponenciais, mas no final das contas são as pessoas que realizam a transformação.

“A comunicação e o relacionamento ganham cada vez mais protagonismo, o que se reflete na plateia aqui presente, recorde histórico de público deste evento. Notamos um contágio das entidades com o objetivo de fomento do sistema, desde as lideranças até colaboradores e prestadores de serviços em fazer chegar os planos de previdência a um maior número de participantes e seus familiares”, disse Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp, na abertura do encontro.

“As pessoas saíram muito engajadas e animadas ao término deste primeiro dia de encontro. Foi um evento de integração. Todos saíram com mais experiência e conhecimento na bagagem”, disse Lucas Nóbrega, Diretor Executivo da Abrapp. Os Diretores da Abrapp agradeceram a presença do Diretor Superintendente Substituto da Previc, Fábio Henrique Coelho, e do Subsecretário do Regime de Previdência Complementar, Paulo Cesar dos Santos.  O Diretor Lucas Nóbrega ressaltou ainda que a integração é um caminho para  chegar às estratégias que criam valor e que podem levar à necessária disruptura desde dentro do próprio sistema.

A grande participação do público é consequência também da reestruturação das comissões técnicas da Abrapp, que unificou os profissionais das áreas na nova comissão de Estratégia e Criação de Valor. “Acredito que acertamos na reestruturação das comissões ao propor a comunicação, relacionamento e educação com status estratégico para a gestão das entidades”, comentou o Diretor Presidente.

Luís Ricardo ainda apresentou os esforços da Abrapp em avançar com a proposta do Fundo Setorial com o objetivo de promover a ampliação do público dos planos, principalmente com a adesão de familiares de participantes. “Se cada um dos participantes atuais aderir um familiar, dobraremos o número de participantes de nosso sistema”, disse. Outra proposta elaborada pela Abrapp é o Prevsonho, que tem o objetivo de atrair as novas gerações com um desenho mais flexível de plano e a inclusão de novas tecnologias.

Profundas transformações - A palestra magna de Junior Bornelli (foto acima), um dos profissionais mais bem conectados com o ecossistema de startups, levou ao evento uma visão ampliada de quem se relaciona com as principais empresas e cérebros do Vale do Silício (EUA). Ao explicar “cases” de sucesso como o AirBnb, Uber e no caso do Brasil, da Nubank, que está revolucionando o setor de cartões, o especialista alertou para o tamanho das mudanças que estão acontecendo e que estão por vir.

“Para alugar uma casa na praia, antes procurávamos nos anúncios de grandes jornais. Agora os anúncios foram digitalizados e todos procuram no AirBnb”, disse Bornelli. Até a busca de relacionamentos amorosos também foi digitalizada. “Não precisamos reinventar a roda. Precisamos entender o que o cliente quer, e entregar a solução de um jeito diferente”, recomendou.

Bornelli defendeu também que o perigo de disrupção tecnológica em um determinado setor como o de previdência complementar deve ser encarado pelas lideranças e profissionais que atuam nele. “Temos de entender que se o nosso setor sofrer disrupção, é porque nós que estávamos lá antes não fomos capazes de enxergar a próxima onda”, disse. O especialista apontou ainda a burocracia e o excesso de regulação como entraves para as mudanças, mas reafirmou a necessidade de contornar as dificuldades. A burocracia e os problemas com a regulação apareceram em diversos momentos das palestras durante o dia.

Glauco Milhomem Balthar, membro da Comissão Técnica de TI da Abrapp, abordou a necessidade de avançar nos processos de digitalização das entidades fechadas, a exemplo do que vem ocorrendo com as Fintechs. E aproveitou para comparar os processos analógicos com os digitais em termos de custos e tempo de execução.

Já o Diretor de Marketing da FocusNetworks, Rafael Kiso, falou sobre a necessidade de compreender a abrangência e importância das redes sociais na comunicação com os clientes. “É importante monitorar quem está compartilhando seu conteúdo nas redes. Muitas vezes você pode descobrir novos públicos e territórios não convencionais com esse monitoramento”, explicou. O especialista informou que cada usuário das mídias sociais tem em média 800 amigos e, por isso, cumpre individualmente a função de um canal de divulgação próprio.

No segundo dia do encontro, nesta quinta, 2 de agosto, estão programadas apresentações de cases das entidades no espaço Mix de Ideias, além das plenárias na parte da tarde. O 3º Encontro conta com o patrocínio das seguintes empresas: Arquivar, Infobase Interativa, Itaú Soluções, Arte da Criação, Mestra Informática e Focus Networks.

Aumento da longevidade está no radar de empresas do Vale do Silício

Um fator que está no radar das empresas e pesquisadores de tecnologia globais é o aumento da longevidade. A partir de intercâmbios com startups do Vale do Silício, Junior Bornelli revelou que o aumento da expectativa de vida e a busca de novas soluções é uma das principais preocupações de tais empresas. “Algo que vai impactar muito o setor de vocês é a longevidade e a maior parte das empresas do Vale do Silício estão investindo em soluções para essa questão”, disse.

Durante sua palestra no 3º Encontro Nacional, o especialista explicou que as soluções atuais de previdência, saúde e educação irão mudar profundamente nos próximos anos em função das inovações tecnológicas que serão criadas em função do alongamento da vida das pessoas. Bornelli falou ainda que as empresas estão pesquisando soluções avançadas para a saúde, como por exemplo, a substituição de órgãos do corpo humano. São mudanças que irão revolucionar a duração da vida humana.

O Diretor da Willis Towers Watson, Felinto Sernache, também abordou o tema do aumento da longevidade com a exposição de resultados de uma pesquisa da consultoria. Considerando respostas de cerca de 900 brasileiros, uma das principais preocupações é com a segurança financeira (78%) e a falta de confiança em cenários de longo prazo. “Se a expectativa de vida aumentar mesmo como as projeções estão indicando, vai faltar dinheiro, pois as contas estão desequilibradas”, disse Felinto.

Diretoria da Funpresp-Jud toma posse para novo mandato

A Diretoria Executiva da Funpresp-Jud tomou posse para um novo mandato do triênio 2018 a 2021 no último dia 25 de julho, em Brasília. A entidade havia realizado processo seletivo para as vagas de Diretor-Presidente e de Diretor de Administração, durante o mês de junho de 2018 e reconduziu os Diretores de Investimentos, Ronnie Gonzaga Tavares e de Seguridade, Edmilson Enedino das Chagas, para mais um mandato.

Amarildo Vieira de Oliveira foi selecionado no processo seletivo para o cargo de Diretor-Presidente. Ele já ocupava o cargo desde o início de 2018, em substituição à Elaine de Oliveira Castro, que havia se aposentado em dezembro do ano passado. Antes de assumir a presidência da Funpresp-Jud, Amarildo havia sido Presidente do Conselho Deliberativo desde 2014 e Diretor de Administração da entidade. Para o cargo de Diretor de Administração, tomou posse Marco Antônio Martins Garcia. Todos os Diretores tiveram habilitação concedida pela Previc.

Compartilhar
Twitar
Encaminhar

MBA em Gestão de Previdência Complementar - UniAbrapp
Belo Horizonte – Inscrições Abertas - confira as datas 
13º Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas - Abrapp
13 e 14 de agosto - São Paulo - SP
Fundamentos Atuariais em Previdência Complementar - UniAbrapp
13 e 14 de agosto - São Paulo - SP 

Exercício da Função de Conselheiro | 12ª Edição - UniAbrapp
Início em 21 de agosto - Rio de Janeiro - RJ
A Resolução CMN 4.661 e a Governança no Processo Decisório - UniAbrapp
22 de agosto - Rio de Janeiro - RJ
Implantação do ESocial nas EFPC - UniAbrapp
24 de agosto - São Paulo - SP
Principais Mudanças e Impactos Decorrentes da Resolução CMN 4.661 - UniAbrapp
24 de agosto - Belo Horizonte - MG
A Psicologia Econômica no Ambiente da Previdência Complementar - UniAbrapp
28 de agosto - São Paulo - SP
Principais Mudanças e Impactos Decorrentes da Resolução CMN 4.661 - UniAbrapp
31 de agosto - Recife - PE
39º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada - Abrapp
10 a 12 de setembro - Florianópolis - SC
PARCEIROS CREDENCIADOS

      
Facebook
Portal Abrapp
TV Abrapp
Abrapp Atende
Copyright © 2018 Abrapp, All rights reserved.

Quer alterar como você recebe nossos emails?
Você pode atualizar seu atualizar suas preferências ou descadastrar seu email.

Email Marketing Powered by Mailchimp