Estimadas pessoas,
Junte-se a OECD Watch, Proyecto de Derechos Económicos Sociales y Culturales (ProDESC,México), Programa Laboral de Desarrollo (PLADES, Perú), Conectas Direitos Humanos (Brasil) e Swedwatch (Suécia) nesta oficina virtual sobre avaliação da devida diligência de gênero, utilizando as Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais e Guia de devida diligência da OCDE. Também pensaremos caminhos para a remediação dos impactos adversos das corporações.
Data: Terça, 17 de maio de 2022
Horário: 10h às13h (Brasil), 9h às 12h (México y Perú) e 16h às 19h (Europa Central)
Idioma: português, inglês e espanhol
Por favor, faça a sua inscrição aqui.
As pessoas participantes irão estudar os impactos relacionados ao gênero, causado pelas empresas multinacionais (EMN), a partir de casos reais apresentados pela sociedade civil do:
-
México - abordando as violaciones de direitos à terra e à participação das mulheres indígenas e outros impactos causados por um projeto de energia eólica
-
Perú - abordando os impactos sobre as trabalhadoras do setor têxtil
-
Brasil - abordando os impactos sobre as trabalhadoras das lavouras de café, sob condições análogas à escravidão
Primeiro, vamos aplicar o Guia da OECD Watch sobre a devida diligência em matéria de gênero e então, identificar e analisar as lacunas nesses casos reais.
Em seguida, a partir da apresentação das Diretrizes da OCDE e seu sistema de reclamação, vamos avaliar se uma denúncia nesse mecanismo é viável, se é um caminho válido para abordar tais lacunas. Em caso positivo, vamos aprender como proceder para abrir um caso.
Esperamos que você possa se juntar a nós!
OECD Watch e parceiros
|