Copy
Caros colegas,

Globalmente, mais de 390 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, o que equivale ao peso de todos os seres humanos na terra! Actualmente, existem mais de 5 trilhões de fragmentos de plástico a flutuar nos oceanos. A crise global do plástico está a aprofundar-se, com evidências emergentes dessa poluição nos nossos ecossistemas, saúde e economia. Felizmente, há também uma onda crescente de soluções a todos os níveis - individual, nacional e global. Soluções inovadoras são necessárias e têm o potencial de transformar esta maré de poluição marinha em oportunidade.

Estamos felizes em partilhar consigo o lançamento do MozAzul Inovação - Processo de Inovação Social do Plástico em Moçambique - que faz parte do programa mais amplo do MozAzul. O MozAzul Inovação busca dinamizar a economia circular do plástico e combater o lixo marinho em Moçambique através do conhecimento, eco-inovações locais e sinergias em toda a categoria de valor do plástico. 

Nesta primeira newsletter, apresentamos o MozAzul Inovação e várias formas de fazer parte deste programa. Como o desafio do plástico exige a participação de todos, esperamos que se junte a nós!


Celine Lim & Eva Clemente
MozAzul Inovação co-leads
Environment, Natural Resources and Blue Economy Global Practice
Finance, Competitiveness and Innovation Global Practice
World Bank

MozAzul

Em parceria com o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), com liderança do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira (IIP) e do Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul), o Banco Mundial está a implementar o programa MozAzul, que visa apoiar o desenvolvimento de uma economia azul sustentável e integrada em Moçambique. Clique aqui para conhecer mais sobre o MozAzul.

Plano de Acção de Combate ao Lixo Marinho

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP) está a elaborar o Plano de Acção de Combate ao Lixo Marinho. Os objectivos deste Plano são: prevenir e reduzir a poluição por lixo marinho e o seu impacto em Moçambique; remover lixo do ambiente marinho; aumentar o conhecimento e a conscientização sobre o lixo marinho; e desenvolver abordagens de gestão para o lixo marinho. A elaboração do Plano está em curso e receberá contributos das actividades do MozAzul.

MozAzul Inovação 

O MozAzul Inovação é um conjunto de eventos e iniciativas locais, que busca dinamizar a circularidade do plástico em Moçambique, fomentando inovações que possam transformar a poluição do mar em oportunidades para o país  O primeiro de muitos eventos vai acontecer ainda este mês: um Masterclass  sobre "Economia Circular 101".

Siga as redes sociais do ProAzul (Instagram e Facebook) para estar a par de todos os eventos e oportunidades!

Desafios

Instituições (desde o governo, empresas, ONGs, sociedade civil, entre outros) são convidados a propor desafios relacionados com o plástico e/ou lixo marinho em Moçambique. Através de um processo de inovação, e com o suporte de uma comunidade de inovadores e empreendedores, o MozAzul Inovação pretende facilitar soluções impactantes para estes desafios. Numa primeira fase, os desafios serão lançados virtualmente e todos os interessados poderão submeter a sua ideia de uma solução inovadora. Clique aqui para saber mais e/ou propor um desafio.

Em parceria com a Biscate, o MozAzul pretende facilitar Eco-Biscates – tarefas curtas, independentes e pagas, relacionadas com a protecção do meio ambiente, tais como limpeza de praias e a recolha de resíduos plásticos para reciclagem, entre outras. Os Eco-Biscates, após criados pelo cliente, seriam disponibilizados na plataforma Biscate como oportunidade de trabalho para qualquer interessado(a) na área, desde que esteja registrado na plataforma. Esta é uma maneira de, não só proteger o nosso meio ambiente, mas também de criar oportunidades de geração de renda durante o COVID-19. Gostaríamos de avaliar o seu interesse em experimentar os Eco-Biscates, para informar o seu potencial desenvolvimento. Para saber mais e/ou se tiver interessado, Clique aqui.

Plataforma Digital MozAzul

EM BREVE! A plataforma digital vai ser o repositório do MozAzul Inovação e vai reunir (i) estudos e materiais de educação e advocacia; (ii) mapa dos actores, inovadores e iniciativas relacionadas à cadeia de valor do plástico e (iii) oportunidades para participar deste programa. A plataforma encontra-se em desenvolvimento e uma versão Beta será lançada em breve.

Siga as redes sociais do ProAzul (Instagram e Facebook) para estar a par do lançamento do site!

Por favor, não hesite em contactar-nos: celinelim@worldbank.org ou eclementemiranda@worldbank.org; Gostaríamos muito de ouvir de você.
Facebook
Twitter
Link
Copyright © World Bank 2020

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

 
View this email in your browser






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
MozAzul · Mozambique · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by Mailchimp