Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube

notícias do ICOM << 

 

Começa a elaboração da Red List Brasil



Uma reunião em Brasília no dia 19 de maio deu início ao processo de elaboração da Red List Brasil, instrumento que vai auxiliar no combate ao tráfico internacional de bens culturais nacionais. O encontro contou com autoridades policiais e de preservação do patrimônio, além de especialistas em várias tipologias de bens culturais.

O ICOM Brasil foi representado pela presidente Renata Motta e pela diretora Roberta Saraiva Coutinho, recebidas em Brasília pelo IBRAM. O diretor geral do ICOM, Peter Keller, participou remotamente e abriu o evento indicando que os bens brasileiros sob maior risco hoje são objetos arqueológicos, fósseis, arte sacra e obras de arte. O trabalho continua agora com reuniões do grupo de especialistas e do comitê institucional 
que vão definir e validar as categorias dos objetos a constar na lista brasileira.

A elaboração da Red List Brasil é resultado de longa e consistente articulação do Comitê Nacional do ICOM. Conta, para sua realização, com o apoio do Itaú Cultural e do Instituto Moreira Salles. 

VOCÊ SABE O QUE É UMA RED LIST? 

Uma Red List não é uma lista de bens roubados, mas um catálogo que exemplifica tipologias de objetos culturais sujeitos ao risco de tráfico, com informações concisas e imagens. O documento ajuda autoridades locais e internacionais a identificar objetos que podem estar sendo retirados ilegalmente de seu país de origem. O ICOM tem, atualmente, 18 Red Lists dedicadas a países específicos ou regiões.
 


Fósseis do Cariri apreendidos na França voltam ao Brasil  


Para ilustrar o tipo de risco a que o patrimônio brasileiro está sujeito, na semana passada a justiça francesa decidiu pela devolução ao Brasil de 998 fósseis do Cariri apreendidos quando estavam para entrar ilegalmente na França - em 2013. Foram quase nove anos, portanto, para que o material de valor científico inestimável voltasse ao seu lugar de origem. A questão foi matéria do Jornal Nacional
 

Ex-diretor do Louvre investigado por tráfico de bens egípcios


Saiu na The Art Newspaper: o embaixador especial da França para patrimônio cultural e ex-diretor do Louvre, Jean-Luc Martinez, está sendo investigado por suspeita de envolvimento no tráfico internacional de bens culturais do Oriente Médio - o foco é a aquisição de uma antiguidade egípcia pelo Louvre Abu-Dhabi. Segundo a publicação, as investigações continuam nos Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e Emirados Árabes a respeito de nove objetos comprados pelo Louvre Abu-Dhabi e pelo Metropolitan Museum of Art, de Nova York, por mais de 50 milhões de euros. 
 

Nova Definição de Museu: a proposta a ser votada em Praga


"Um museu é uma instituição sem fins lucrativos, permanente, ao serviço da sociedade, que investiga, coleciona, preserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus promovem a diversidade e a sustentabilidade. Operam e comunicam de maneira ética, profissional e com a participação das comunidades, oferecendo experiências variadas para educação, deleite, reflexão e compartilhamento de conhecimento".

Na tradução preliminar para o português, está é a proposta de Nova Definição de Museu que será submetida à votação dos membros do ICOM na Conferência Geral da entidade, a ser realizada em agosto em Praga. O texto é resultado de um ano e meio de trabalho, envolvendo quatro consultas públicas e a participação de milhares de profissionais de museus em todo o mundo.

Em Praga, a votação será de sim ou não - caso aprovada, esta passará a ser a Nova Definição de Museu adotada pela entidade, e que reverbera em instituições e governos de todo o mundo. O histórico do processo e das consultas públicas realizadas no Brasil está em nosso site.


 


O seu museu já está preparado para a Nova Definição? 


Este é o mote da pesquisa realizada pelo Comitê Internacional do ICOM para Marketing e Relações Públicas (MPR) e Cultivia para identificar como (e se) a missão institucional e a atitude dos museus já refletem os ideais expressos na proposta de Nova Definição. O levantamento é internacional e seus resultados serão publicados em agosto durante a Conferência Geral de Praga. A pesquisa é anônima - clique aqui para responder agora o formulário em português.


Chamada para apresentação de posters em Praga


A submissão de trabalhos nesse formato fica aberta até 25 de junho. Veja as especificações e como se inscrever.
 

Divulgados os candidatos ao Comitê Executivo do ICOM 


Os participantes da Conferência Geral de Praga terão a missão de escolher o Comitê Executivo do ICOM para o mandato 2022-2025. O órgão é o responsável pela tomada de decisões da entidade. Uma das candidatas é a atual diretora do ICOM Brasil, Marília Bonas. Confira na brochura oficial do processo eleitoral.  

temas do momento<< 


Bolo na Mona Lisa




Aparentemente, foi um protesto contra as mudanças climáticas. Segundo testemunhas, um homem se disfarçou de idosa em uma cadeira de rodas para poder acessar a área reservada para pessoas com deficiência e ficar frente a frente com a obra-prima de Leonardo DaVinci, exposta no Louvre, em Paris. A pintura não foi danificada, já que está protegida por um vidro à prova de balas.

🎂 O bolo estava escondido na bolsa do manifestante, disseram testemunhas. No Brasil, a notícia repercutiu nas redes sociais, na imprensa e no Sensacionalista - que lamentou o desperdício do quitute comprado em euros.


🎂 "A 'Mona Lisa' é um ímã de significados: absorve qualquer outra mensagem, e o vândalo conseguiu, no máximo, chamar a atenção para si mesmo, para seu gesto. Seria até melhor jogar a torta e pronto, sem pretexto nenhum", analisou o sociólogo Marcelo Coelho em artigo na Folha de S. Paulo
 

Acervo de Paulo Mendes da Rocha é disponibilizado on-line


A Casa da Arquitectura de Portugal inaugurou o que chama de "edifício digital", um portal on-line que disponibiliza acervos digitalizados - agora, entre eles, o do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, que foi alvo de polêmica em setembro de 2020 quando anunciou, ainda em vida, que faria a doação. Um ano depois, o acervo de Lúcio Costa seguiu o mesmo caminho, o que causou preocupação e manifestações sobre a diáspora do patrimônio cultural brasileiro. A Folha de S. Paulo festejou a disponibilização das imagens em alta definição para pesquisadores e para o público em geral. 
 

Tréplica ao MASP


O site do Movimento dos Sem Terra publicou em primeira mão a tréplica das curadoras Sandra Benites e Clarissa Diniz a respeito do impasse no bojo da produção da mostra Histórias Brasileiras quanto à inclusão de um conjunto de fotos que retratam o MST e fariam parte de um núcleo intitulado Retomadas. Em uma primeira nota, o MASP alegou que a inclusão das imagens havia sido solicitada fora do prazo estabelecido pela produção, mas depois da primeira resposta das curadoras, que repercutiu amplamente, se comprometeu a incorporar as obras solicitadas e rever processos internos.    

 

para ficar de olho << 

 

>> Instituições sediadas no Estado de São Paulo têm até 15/6 para se inscrever em três editais do ProAC Expresso, totalizando R$ 5 milhões para projetos diversos: 
📑 𝗘𝗱𝗶𝘁𝗮𝗹 𝟯𝟱 - Implantação, reforma, ampliação, digitalização ou modernização.
📑 𝗘𝗱𝗶𝘁𝗮𝗹 𝟯𝟲 - Realização de Plano Museológico
📑 𝗘𝗱𝗶𝘁𝗮𝗹 𝟯𝟳 - Realização de Exposições em Instituições Museológicas.

>> Além destes, há uma oportunidade também na área de patrimônio histórico e cultural, com valor total de R$ 2 milhões:
📑 𝗘𝗱𝗶𝘁𝗮𝗹 𝟰𝟵 - Realização de projeto executivo de restauro e revitalização de bem protegido.

Informações no site do ProAC.

>> Depois de um hiato de seis anos, o ICOM-LAC volta a publicar a revista Chaski. O novo número será apresentado na Conferência Geral de Praga tendo a pandemia como tema orientador. Os artigos, entre 3.000 e 5.000 palavras, devem ser enviados até 19 de junho para amelia.rodes@gmail.com

>> O SEBRAMUS - Seminário Brasileiro de Museologia acontecerá este ano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, de 7 a 10 de dezembro. O prazo para submissão de grupos de trabalho foi prorrogado até 8 de junho, confira


 

publicações<< 

 

UNB - Revista Museologia & Interdisciplinaridade: Dossiê Museus & Museologia LGBT+  

 

vagas << 

 

Paço das Artes (SP) - Documentalista Pleno (candidaturas até 3/6). 

Museu da Imigração (SP) - Analista de Comunicação Pleno (até 5/6)


 
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube
Copyright © 2022 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp